Caracterização e Meio Ambiente

por vivi — última modificação 29/05/2018 11h53

O Município de Manhumirim localiza-se na região da Zona da Mata, Leste de Minas Gerais, na Vertente Ocidental do Caparaó, distando 311 km da capital do Estado de Minas Gerais. O seu acesso é feito através de estrada pavimentada, através de uma estrada estadual que liga a sede do município às BR 262 e BR 381. A área do município é 184,10 km², tendo 514 m de altitude mínima e 1.449 de altitude máxima em relação ao nível do mar, sendo que o ponto central da cidade tem a altitude de 600,22 m. Entre os municípios circunvizinhos, a sede vizinha mais próxima e a de Alto Jequitibá, a uma distância de 7 km, aproximadamente.

Apresenta latitude (S) a 20º21`27``, longitude (W) a 41º57`28``. A temperatura média anual é 22 ºC, média máxima anual é 27 ºC, média mínima anual de 16 ºC, e índice médio pluviométrico anual de 1.300 mm.

O relevo de Manhumirim é acidentado, montanhoso (70%), ondulado (20%) e de poucas planícies (10%), apresenta mar de morros, sendo abundante as nascentes de água e córregos e rios, sendo os principais o Ribeirão Jequitibá e Rio José Pedro, fazendo parte da bacia do Rio Doce.

Sua principal atividade econômica é a agrícola, tendo solo fértil que proporciona grande produtividade. A principal cultura é o café, onde gera o maior número de emprego e fonte de renda da população. A pecuária do município responde por pequena parte dos negócios, gerando poucos empregos. A atividade industrial é representada por malharia e fábricas de velas.

A infraestrutura básica do município apresenta poucas deficiências, sendo que a maioria de suas ruas são pavimentadas e iluminadas; em torno de 85% da população é atendida por esgoto sanitário e quase 100% por abastecimento de água  feito pela Prefeitura Municipal.

            O município possui um hospital com 101 leitos disponíveis e seis unidades de pronto atendimento, Sistema Único de Saúde SUS. Hoje o município conta também com cinco equipes médica para o atendimento do programa saúde para família – PSF.

O município é atendido por cinco unidades bancárias, sendo, Banco do Brasil S.A., Banco Itaú S.A., Banco Bradesco S.A, Caixa Econômica Federal S.A e SICOOB S.A.

            Apresenta prédios públicos de ensino estaduais, municipais e privados, bem estruturados fisicamente. Entre elas, a Faculdade Vertente do Caparaó – FAVEC, uma parceria com a UNISA – Universidade Santo Amaro, e que ministra cursos digitais, na modalidade presencial, de diversas áreas do conhecimento e ensino superior.

            É sede de órgãos governamentais importantes, sendo, residência regional do Departamento de Estradas e Rodagem – DER/MG, Diretoria Regional de Saúde – DRS/MG, Companhia de Polícia Militar, Companhia de Polícia Militar Rodoviária, Duas Varas de Justiça do Estado, sendo Comarca de Instância Final, e escritório da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural – EMATER.

            Compõe o Circuito Turístico Pico da Bandeira distando cerca de 21km de Alto Caparaó, onde se encontra o Parque Nacional do Caparaó,este, com área de 26.000 hectares de mata nativa, relevo montanhoso, altitudes entre 997 m (Vale Verde) e 2890 m (Pico da Bandeira); Pico do Cristal com 2.780 m e o Pico do Calçado com 2.766 m., tendo como características: clima tropical de altitude, com média anual de temperatura entre 19 oC e 22 oC, sendo setembro o mês mais seco. O Município de Manhumirim possui o Parque Ecológico Municipal Sagüi da Serra, uma área de 399 hectares de mata primária, sendo o maior Parque municipal do Estado de Minas Gerais. E também, o Balneário do Rio Claro, a 16 km da sede do município (Ver anexo 1).

            Na área de defesa e desenvolvimento do ambiente, ou fiscalização, o município é atendido pelo Instituto Estadual de Florestas – IEF sediado na cidade de Manhuaçu (21 km), Polícia Militar Ambiental na Cidade de Alto Caparaó (21 km), o Conselho Municipal do Desenvolvimento Ambiental – CODEMA, e pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. E também há a Curadoria do Meio Ambiente da Promotoria Pública, bem como, da Câmara Municipal, que, tendo o Meio Ambiente entre os temas de suas comissões, desenvolve eventos de educação ambiental com a parceria da Prefeitura Municipal, em alguns deles, especialmente a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.

            Entre as Organizações Não Governamentais, de meio ambiente, tem-se a “ONG BICHO VIVO”, “ONG FORÇA VERDE”, “ONG VIVERDEAR” e “Pelotão de Resgates de Vidas Ambientais – PERVA. Este último com a finalidade do combate a incêndios Florestais e do reflorestamento. E ainda, a Cooperativa mista de trabalho e produção de coleta seletiva, reaproveitamento e reciclagem do lixo LTDA – AGUAPÉ, que se destaca mais no cunho social e econômico, embora com grande perspectiva de ganho ambiental.

            Das associações de moradores, destacam-se duas que, na área de meio ambiente, buscam desenvolver práticas adequadas de gestão do lixo.  A primeira é a Associação de Moradores do Bairro Nossa Senhora Aparecida, com o desenvolvimento do projeto “Vila Verde e Limpa”, cujo objetivo é conscientizar os moradores do bairro sobre o lixo doméstico, propondo novas posturas ecologicamente corretas. Entre as ações realizadas, estão os mutirões de coleta seletiva que realizam no bairro, e a distribuição de panfletos educativos. Dia-a-dia, a associação ensina práticas de como os moradores podem colaborar com a Coleta Seletiva através da entrega dos resíduos aos catadores ou a entrega ao caminhão, sempre observando o horário de coleta do lixo no bairro, colaborando assim, com a limpeza das vias públicas e rios. Enfim, buscando colocar em prática os 4 R`s: Reduzir, Reciclar, Reutilizar e Racionalizar o consumo para racionalizar a produção de lixo.

 A outra associação é a Associação Comunitária do Bonfim, comunidade rural, com o desenvolvimento de projetos de Recuperação Ambiental prevendo a preservação da biodiversidade associada à recuperação e preservação dos remanescentes de mata atlântica presentes no município, criando assim um cinturão verde de proteção ao Parque Nacional do Caparaó, este permitindo a melhoria da qualidade de vida das 180 famílias residentes e em seu entorno, que sobrevivem da monocultura do café e agricultura de subsistência. Entre as ações deste projeto: a construção de fossas sépticas e a recomposição das matas, com o plantio de árvores cujas mudas são produzidas por órgãos governamentais ou associações. Este projeto tem a parceria da associação de moradores, Prefeitura Municipal, EMATER/MG, Ibama/Parque Nacional do Caparaó e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento Rural do Brasil – PNUD, e se estendeu atendendo também outras comunidades rurais vizinhas. A coleta seletiva do lixo também é uma das ações praticadas pelos moradores. Porém, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA, parou de buscar os materiais, conforme previa a parceria.

            A Legislação Ambiental do Município está inserida como capítulo ou artigo da Lei Orgânica do Município, em Leis específicas de Criação de duas Unidades de Conservação, o município possui ainda Plano Diretor e lei de controle da poluição sonora.

            O município não possui sistema de gerenciamento de resíduos sólidos de saúde. Já a Coleta Seletiva dos resíduos sólidos domiciliares, encontra-se na fase de elaboração de projeto pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, este prevê a formação de uma equipe de educação ambiental que irá trabalhar, de porta-a-porta, e orientar a Coleta Seletiva domiciliar – a ser implantada após a conclusão da obra da Usina de Triagem e Compostagem de lixo do município.

 Fonte: Monografia “Análise do Gerenciamento de resíduos sólidos urbanos do Município de Manhumirim – MG - Frances Ley Melo - 2007