Saiba quem são os líderes partidários na Câmara de Manhumirim

por Assessoria de Comunicação publicado 13/08/2021 11h26, última modificação 13/08/2021 11h26

As representações partidárias, no início de cada sessão legislativa anual, indicam à Mesa Diretora da Câmara, por escrito, o nome de seus líderes e vice-líderes.

O líder é escolhido para representar seu partido, bancada ou bloco parlamentar nas atividades do Legislativo. Um projeto de lei pode ser votado por acordo de lideranças, encurtando o tempo de tramitação, se todos os vereadores concordarem, sendo que o voto é dos líderes partidários. Se apenas um dos líderes não estiver presente, a votação por acordo de lideranças não pode acontecer.

Há também o líder do governo municipal na Câmara de Manhumirim, que é o que faz a mediação entre o prefeito municipal e os vereadores. O prefeito indica, através de ofício enviado à Mesa Diretora da Câmara, o nome do vereador para representá-lo, um parlamentar que interprete seus posicionamentos junto à Câmara. O líder do governo atua, em alguns casos, como um porta-voz do prefeito ajudando na articulação política. 

Os Líderes são os porta-vozes das Bancadas Partidárias, dos Partidos e do Executivo Municipal junto à Câmara. Veja aqui os nomes dos vereadores que são líderes dos partidos e também o líder do governo municipal na Câmara. 

Os líderes dos partidos na Câmara em 2021:


Vereadora Juliana Ananias (líder do PDT)

Vereadora Darci Braga (líder do PTB)

Vereador Rodrigo Soares (líder do MDB)

Vereador Dedé Motoboy (líder do Republicanos)

Vereador Xandinho (líder do PT)

Vereador Sargento Edgar (líder do PL)

O líder do governo municipal na Câmara:

Vereador Sandro Ribeiro (PTB)