História da Câmara de Manhumirim

por admin publicado 11/04/2017 14h55, última modificação 29/05/2018 11h27

A Câmara de Vereadores de Manhumirim começou oficialmente suas atividades no dia 16 de março de 1924. O primeiro presidente foi Alfredo Soares Lima, que fez uma festa em sua posse, neste dia, em frente ao 1º Paço Municipal, Rua Elias Mussi. Ele conduzia o município e atuava, também, como agente do Executivo. O Vice-Presidente foi Agenor Carlos Werner e os demais vereadores foram Sebastião Teixeira Pinto, Manoel Barros de Almeida, Hermenegildo Vieira de Gouvêa, Manoel Nunes da Rosa e Júlio Dias Rabelo. Estes homens, os pioneiros à frente das decisões municipais, ficaram na história e muitos são lembrados até hoje pelas novas gerações. A Câmara aprovava várias leis e resoluções que ajudaram a regulamentar o município. Esta legislatura atuou até 1928. A segunda legislatura da Câmara contou com alguns novos nomes, mas continuou a ser comandada por Alfredo Soares Lima.

Assim como as outras Câmaras do país, a Câmara de Manhumirim enfrentou momentos difíceis como no dia 11 de novembro de 1930, época da revolução liderada por Getúlio Vargas, quando foi baixado o Decreto nº 1938 dissolvendo as Câmaras Municipais, as Assembleias Estaduais e o Congresso Nacional, situação que durou 5 anos, até 16 de dezembro de 1935. A função das Câmaras passou a ser exercida por prefeitos nomeados por interventores federais. Finalmente, em 1934, a Constituição Federal restabeleceu o funcionamento das Câmaras. Mas a Câmara de Manhumirim recebeu um novo golpe, assim como aconteceu em todo o país. Em 1937, no Estado Novo, Getúlio Vargas suspendeu o funcionamento das Câmaras, o que durou por 10 longos anos. Em 1945, com a queda de Getúlio, a ordem constitucional foi restabelecida e foi promulgada a Constituição de 1946. No dia 10 de dezembro de 1947, às 12 horas, os novos vereadores eleitos tomaram posse, e uma sessão solene marcou o reinício dos trabalhos da Câmara de Manhumirim com a eleição de Alcides Ludgero da Silva como presidente. O prefeito eleito foi José Soares de Figueiredo, empossado no dia seguinte, dia 11, pelo presidente da Câmara. Começava um novo tempo para a Câmara de Vereadores de Manhumirim, que voltou a trabalhar com força total e nunca mais parou.

Veja fotos, quem foi Oswaldo Frossard que seu nome está perpetuado na denominação "Plenário Oswaldo Frossard"