Vereadores pedem informações sobre andamento das obras do centro da cidade

por Assessoria de Comunicação publicado 29/04/2025 11h15, última modificação 30/04/2025 11h02
Vereadores Matheus Fully e João Wilson Barbeiro são autores de três requerimentos sobre as obras da Praça, do Calçadão e do asfaltamento. Presidente da Câmara Xandinho também encaminhou requerimento e ofício à Prefeitura.
Vereadores pedem informações sobre andamento das obras do centro da cidade

Vereadores debateram sobre as três obras em curso no centro da cidade.

Os vereadores Matheus Fully e João Wilson Barbeiro são autores de três requerimentos fiscalizadores que pedem informações sobre a documentação e o andamento das três obras que estão sendo realizadas no Centro: na Praça Padre Júlio Maria, na Travessa 16 de Março (calçadão) e o asfalto da Avenida Raul Soares. O presidente Xandinho também solicitou informações através de requerimento e ofício enviado ao Executivo Municipal. O vereador Vovô da Ótica foi mais um vereador que solicitou informações e o vereador Remisson Hott falou sobre a preocupação da morosidade de entrega das obras municipais pelas empresas que vencem a licitação para executar os serviços. 

O pedido de informações dos vereadores, segundo disseram, é para esclarecer a quem os procura perguntando sobre a demora das obras e os vereadores também questionaram a atuação de empresas que ganham licitação no Município e não cumprem prazos, apesar de a Prefeitura fazer o processo licitatório dentro do que exige a legislação. 

A Prefeitura prestou informações à Câmara através de ofício e disse que a obra da Praça está em andamento e não foi paralisada, a do calçadão já emitiu ordem para o serviço continuar e quanto ao asfaltamento, foi feita a medição pela Prefeitura e enviada à Caixa para análise e liberação do recurso, o que vai possibilitar fazer outras etapas da obra. 

Vereadores falaram sobre a demora na entrega das obras 

O vereador Matheus Fully, ao falar sobre a obra da Praça Padre Júlio Maria, destacou também que gostaria de saber se no projeto constam medidas de acessibilidade, pensando nos cadeirantes, banheiro adaptado, piso tátil para deficientes visuais, e defendeu que atualmente os projetos de várias cidades constam estes itens. “Também é preciso saber porque a obra está atrasada. Sei que a Prefeitura fez a parte dela, a licitação e a empresa que está executando ganhou, mas a empresa vencedora tem que cumprir o prazo”, disse. 

O vereador João Wilson Barbeiro disse que é preciso ter transparência, porque a empresa começa com 10 ou mais funcionários e depois só tem dois trabalhando. “A empresa ganhou a licitação, mas parece que ela não tem condições de atender a obra tão importante para o Município”, argumentou o vereador. 

O assunto foi tratado por outros vereadores, como Remisson Hott que questionou a atuação das empresas que concorrem às licitações, são vencedoras e depois não entregam as obras no tempo combinado e o vereador Vovô da Ótica, que também pediu informações. Os vereadores disseram que a população os procura e quer uma resposta sobre o andamento das obras que têm mobilizado o centro da cidade.

O vice-presidente da Câmara Helinho Mendonça, líder do Governo Municipal disse que a Prefeitura é obrigada a seguir a lei para fazer os processos licitatórios e pede a documentação das empresas participantes.  "Ganha a que atende as exigências legais e que apresenta o menor valor. A Prefeitura faz a parte dela e contrata. As licitações são transmitidas ao vivo pela Prefeitura e as pessoas podem acompanhar na página do facebook e pela plataforma licitanet", explicou.