Sistema informatizado da Saúde (SIOPS) já tem modelo de preenchimento dos dados para 6° bimestre de 2022

por Assessoria de Comunicação publicado 15/01/2023 15h22, última modificação 15/01/2023 15h22
Atenção ao prazo para começar o envio dos dados.
Sistema informatizado da Saúde (SIOPS) já tem modelo de preenchimento dos dados para 6° bimestre de 2022

Com modelo para dados, data para envio será divulgada em breve.

O Ministério da Saúde informou que desde o dia 12 de janeiro de 2023 já estão disponíveis arquivos de estrutura para preencher os dados de envio ao SIOPS.

É no SIOPS que gestores da União, estados e municípios declaram todos os anos os dados sobre gastos públicos em saúde. É preciso acessar o site do SIOPS para baixar o arquivo de estrutura, na página do Módulo de Gestores. (clique aqui). 

Por enquanto o SIOPS não está disponível para receber as informações, mas um novo comunicado será feito avisando quando enviar. De qualquer maneira é bom preparar os dados que serão transmitidos com base nos arquivos de estrutura já disponibilizados.  

É importante que os gestores prestem atenção ao prazo de envio dos dados anuais do SIOPS porque há penalidades caso os dados não sejam enviados. São essas declarações que garantem as transferências constitucionais de recursos para a oferta de ações e serviços públicos de saúde - ASPS.

Através do sistema é possível acompanhar e monitorar a aplicação dos recursos em saúde, sem confrontar com as atribuições próprias dos Poderes Legislativos e Tribunais de Contas.

As dúvidas podem ser esclarecidas na Coordenação do SIOPS, por meio dos telefones (61) 3315-3173/3172/2901/2823, ou ainda, no endereço eletrônico siops@saude.gov.br.