Setembro Amarelo: mês reforça campanha de prevenção ao suicídio

por Assessoria de Comunicação publicado 01/09/2025 10h20, última modificação 01/09/2025 10h20
A campanha é uma iniciativa da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM).

O assunto é muito sério. O suicídio tem preocupado a sociedade pelo aumento de número de casos em todas as idades, até mesmo em crianças e jovens. E o SETEMBRO AMARELO é uma campanha nacional de conscientização sobre a importância de prevenir o suicídio. A campanha é uma iniciativa da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM).

Preste atenção a certos comportamentos de alguém que tem potencial para tentar suicídio, ou seu mesmo, como isolamento, mudanças marcantes de hábitos, perda de interesse pelas atividades que gosta, falta de cuidado com a aparência, declínio no desempenho escolar ou no trabalho, alterações no sono e no apetite. A pessoa pode dizer coisas como “preferia estar morto” ou “quero desaparecer”. Se outra pessoa ou você mesmo está com estas características, é o momento de ajudar ou pedir ajuda.

Qualquer pessoa próxima pode ajudar e o Centro de Valorização da Vida (CVV) possui voluntários treinados para conversar com pessoas que estão em algum momento de dificuldades e pensam em tirar a vida. Basta ligar para o número gratuito 188, que funciona 24 horas. Eles também recebem e-mail ou conversam pelo chat no site www.cvv.org.br. E o CVV produz vídeos educativos em parceria com o UNICEF.
#camaramanhumirim