Servidor da Prefeitura vai a tribuna e agradece o empenho da Câmara pelos agentes de Saúde

por Assessoria de Comunicação publicado 22/05/2022 17h10, última modificação 22/05/2022 17h12
Associação dos Agentes Comunitários de Manhumirim está sendo criada.
Servidor da Prefeitura vai a tribuna e agradece o empenho da Câmara pelos agentes de Saúde

O servidor Nélson Ronan da Silva agradeceu aos vereadores na tribuna e anunciou associação dos agentes de Saúde.

Orador da Tribuna: O servidor Nélson Ronan da Silva falou na Câmara sobre o cumprimento da lei que concede incentivo aos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate a Endemias. Em março deste ano a Câmara aprovou em turno único, após estudar a situação, o projeto de lei de Autoria do Executivo Municipal possibilitando a concessão do incentivo adicional no salário destes agentes, prêmio por produtividade. 

Requerimentos da Câmara 

Ele foi acompanhado do servidor Robson Antunes e agradeceu à Câmara pelo trabalho que vem sendo feito, o empenho em prol dos agentes de Saúde e que não acontece só na legislatura atual: “Quero falar sobre os requerimentos aprovados na Câmara lutando por nossos direitos, o primeiro requerimento pediu ajustamento da carga horária, assinado pelos vereadores Mário Junior, Xandinho, Dedé Motoboy e o então vereador Sérgio Borel, atual prefeito”. 

Reu 19 maio 2022 3O servidor defendeu que as pessoas deviam conhecer mais o trabalho da casa. “A gente ouve pessoas falarem que a Câmara não faz nada, mas falam sem conhecimento de causa. Quem não sabe, fala sem aprofundamento, porque sem a Câmara os projetos não são votados e nada acontece”, explicou.

A criação da Associação dos Agentes Comunitários de Manhumirim 

Nélson Ronan contou que os agentes estão criando a Associação dos Agentes Comunitários de Manhumirim para contribuir de forma mais efetiva com o desenvolvimento da cidade. “Assim como vocês, nós também queremos o bem de Manhumirim”, falou.

Pagamento do incentivo já começa mês que vem 

E disse, ainda, que na última terça-feira, o prefeito chamou dois representantes de endemias e um de cada postinho para dizer que vai pagar o incentivo que eles têm reivindicado há tempos e vai pagar para todos aos agentes, começando no mês que vem. 

“E isto também agradeço aos vereadores, foi um projeto que tramitou aqui na Casa. Quero pontuar ainda, que tenho aqui um outro requerimento sobre esta pauta, assinado pelos vereadores Xandinho e Mário Junior e aprovado por todos os vereadores. Quem fez os requerimentos, agradeço, porque sem eles o Executivo não anda da mesma forma”, argumentou o servidor. 

Vereadores falaram também sobre o piso nacional e a importância da participação popular na Câmara 

O vereador Xandinho disse que é muito importante ver servidores na Casa e que é uma grata surpresa o pagamento logo após a aprovação do projeto de lei que prevê o pagamento do incentivo aos agentes. 

“Sei que é uma luta muito grande no decorrer dos anos e há, também o pagamento do piso. A lei federal veio amparar ainda mais o piso, e espero que o Governo Federal cumpra o que prometeu que é repassar aos municípios cem por cento do valor do pagamento aos agentes com o novo piso. É muito bom ouvir aqueles que reconhecem o trabalho da Casa Legislativa e espero que o Executivo possa sempre ter condições de cumprir os direitos dos servidores”, disse o vereador Xandinho. 

O vereador defendeu, ainda, que o ideal é ter uma legislação que contemple todos os servidores igualmente, com bons salários, e lembrou que adicional por insalubridade, horas extras, gratificação, não contam para aposentadoria.

O presidente da Câmara Mário Junior disse que é sempre um prazer recebê-lo, assim como outros oradores: “Nosso intuito é que a população acompanhe mais o trabalho desta Casa, acho que a participação é pequena, mas este mês temos recebido pessoas aqui para falar sobre ações e reivindicações. A Câmara tem que apoiar e trabalhar sobre o que é correto. Convidamos as pessoas para se inscreverem até um dia antes para falar, porque é importante esta parceria entre população, Legislativo e Executivo”.

Reu 19 maio 2022 2

Da esquerda para a direita, vereadores Lequinho da Van, Sargento Edgar e Alexsandro Lemos. 

Reu 19 maio 2022 1

Da direita para a esquerda, vereadores Sandro Ribeiro, Darci Braga, Xandinho e  Rodrigo Soares.

Reu 19 maio 2022 4

Servidores Robson Antunes e Nélson Ronan com os vereadores Xandinho e Dedé Motoboy.