Reunião na Câmara (08/04) tratou da proposta de criação da Brigada Municipal para Manhumirim

por Assessoria de Comunicação publicado 08/04/2025 18h40, última modificação 08/04/2025 19h10
Projeto de Lei de autoria do vereador Matheus Fully será estudado e votado na Câmara.
Reunião na Câmara (08/04) tratou da proposta de criação da Brigada Municipal para Manhumirim

Integrantes do Corpo de Bombeiros Militar de Manhuaçu vieram esclarecer os vereadores sobre a criação da brigada municipal.

Na tarde desta terça-feira, 8 de abril, aconteceu uma reunião na Câmara com representantes do Corpo de Bombeiros Militar de Manhuaçu que vieram orientar sobre a criação de uma Brigada Municipal para Manhumirim.

Está na Câmara o Projeto de Lei nº 9 de autoria do vereador Matheus Fully que propõe autorizar a Prefeitura a ter este grupo de trabalho em Manhumirim com estrutura para atuar em casos de incêndios, queimadas e outras intercorrências que exijam equipamentos e treinamento.

Reunião PL Brigada Municipal 1Na reunião estavam os vereadores Matheus Fully, João Wilson Barbeiro e o vice-presidente da Câmara Helinho Mendonça que representou o presidente Xandinho. Vieram os bombeiros militares Tenente Josué Queiroz, comandante do 1º pelotão em Manhuaçu e o Cabo Wesley Guilherme de Paula. A reunião foi um começo para obter informações sobre o que é necessário para por em prática a formação de uma brigada, formada por civis, através de convênio com o Corpo de Bombeiros. Outros passos serão dados, como a votação do projeto de lei, debate com setores da sociedade e o envolvimento do Executivo Municipal para que seja abraçada a causa.

Tenente Queiroz disse que é uma boa iniciativa a cidade ter uma brigada para momentos de necessidade. “A cidade que não tem Corpo de Bombeiros, mas tem sua própria estrutura para enfrentar momentos de ocorrências, como incêndios, queimadas, é melhor, porque nem sempre é possível ter ajuda de outro município que também pode estar enfrentando problemas”, explicou.

Ele citou que queimadas prejudicam o meio ambiente, mas chamou atenção para as nascentes d’água, importantes para o abastecimento da cidade. É preciso investimento maior do Município, no início para montar a estrutura, mas depois um valor pequeno para manter os funcionários e o local para a brigada e há caminhos para captar recursos.

Reunião PL Brigada Municipal 2

 

O vereador Matheus Fully disse que o primeiro passo está sendo dado: “Estamos fazendo nossa parte com esta proposta e depois vai depender do Executivo Municipal”.  

O vereador João Wilson Barbeiro destacou que uma brigada no município será bom para todos, especialmente para os armazéns de café. “Muito prejuízo pode ser evitado se o socorro for mais rápido, no Município”.

O vice-presidente Helinho Mendonça citou que há Lei Federal n° 13.425/2017 que autoriza os municípios a terem sua brigada, mas é preciso que cada cidade regulamente. E há a Portaria nº 40 de 2020 do Corpo de Bombeiro Militar que dispõe sobre a criação, manutenção e credenciamento da Brigada Municipal.

Reunião PL Brigada Municipal 4

 Reunião PL Brigada Municipal 3

Vereador João Wilson Barbeiro, vice-presidente da Câmara Helinho Mendonça, Tenente Queiroz e Cabo Wesley, vereador Matheus Fully.