Requerimento pergunta sobre salário de diretores, vice-diretores e supervisores escolares e pede mais valorização destes cargos

por Assessoria de Comunicação publicado 09/02/2026 11h02, última modificação 09/02/2026 11h02
Presidente Xandinho apresentou o documento que foi aprovado: “Poucos querem assumir a carga horária maior e responsabilidades diante do pouco salário”, disse.
Requerimento pergunta sobre salário de diretores, vice-diretores e supervisores escolares e pede mais valorização destes cargos

Presidente Xandinho: medida para valorizar educadores.

O presidente da Câmara Xandinho falou sobre o salário para diretores e vice-diretores escolares, que ele disse não ser atrativo diante do aumento da responsabilidade e dedicação exclusiva. Ele apresentou o Requerimento nº 2 na sessão de quinta-feira à noite, que foi aprovado, pedindo informações à Prefeitura sobre a valorização destes profissionais. No documento foi pedida elaboração de projeto de lei para cumprir e aplicar a legislação vigente e prevista na lei municipal do Estatuto do Magistério.

“Há uma preocupação que nos acompanha há alguns anos. Aconteceu um processo seletivo para diretores e vice-diretores e não houve tanta participação da classe dos educadores, de quem tem formação para isto. E penso que o que contribuiu é o salário, porque coordenar uma escola como diretor, vice-diretor, exige dedicação exclusiva. Se este profissional tiver dois cargos ganha mais e tem responsabilidade menor”, destacou o vereador.

E disse, ainda, que a legislação permite que sejam pagas as 40 horas, mas é preciso regulamentar no Município. “Peço ao Executivo Municipal um estudo de impacto financeiro para que o prefeito remodele um projeto e os educadores continuem a cumprir as 40 horas, mas recebendo mais, sendo valorizados. E os vice-diretores já têm no Estatuto do Magistério o trabalho de 30 horas, mas eles precisam receber de acordo. Temos que pensar, também, na possiblidade de incorporar a gratificação do supervisor ao salário, e também dos outros, porque quando eles aposentam a gratificação não é considerada”, defendeu o presidente Xandinho.