Requerimento pergunta sobre os calendários esportivo e cultural de 2025

por Assessoria de Comunicação publicado 10/07/2025 11h12, última modificação 10/07/2025 11h12
Solicitação foi feita pelo vereador João Wilson Barbeiro
Requerimento pergunta sobre os calendários esportivo e cultural de 2025

Vereador João Wilson Barbeiro levou o tema do esporte e da cultura para a Câmara e fez requerimento à Prefeitura.

O vereador João Wilson Barbeiro é autor do Requerimento nº 54 com o pedido à Prefeitura de cópia da programação dos eventos esportivos de 2025, do esporte e da cultura do Município.

“Nós que somos da área do esporte somos sempre cobrados. Eu não conheço o calendário esportivo, e sem ele não tem como as equipes se programarem, buscar verba, fazer novo uniforme. Surge um campeonato e não sabemos se estava no cronograma, ou se foi feito recente, e sem esta transparência fica difícil organizar. Sabemos que o esporte é um divisor de águas na vida das pessoas”, disse o vereador João Wilson.

Ele também falou sobre a programação da Cultura: “Ouço que a cidade precisa de saúde, de saneamento, estrutura e perguntam: vai falar de festa? Mas as festas são importantes e a gente não sabe qual é o cronograma. A cidade já teve Festival de Inverno, Carnaval e todo mundo só fala de antigamente, então vamos falar de agora. A Expomirim não é da prefeitura, tem o apoio dela. Não falo festa de bagunça, mas organizada, com cronograma. Outro dia fizemos indicação de um show Gospel que pode entrar neste calendário. Temos aqui a Folia de Reis, eles precisam de apoio, instrumentos musicais. E este cronograma daria uma resposta à população”, completou o vereador João Wilson Barbeiro.

O vereador Matheus Fully disse que sabe precisa de maior clareza quanto ao investimento no esporte: “Vai ter uma licitação aberta para arbitragem de mais de 400 mil reais, sei que não quer dizer que este valor vai ser gasto, é previsão máxima da licitação, mas hoje vemos poucos eventos organizados pela Secretaria, vemos mais apoio a outros. Será que ela pode apoiar evento que cobra taxa de inscrição? Só queremos entender melhor, se há planejamento, quais eventos vai apoiar, não só futebol, mas futsal, basquete, vôlei, tênis de mesa, luta, atletismo e outros. Queremos saber caso seja gasto um recurso, como ele vai ser utilizado”.

O vice-presidente da Câmara e líder do Governo Municipal Helinho Mendonça falou sobre a licitação para arbitragem: “Hoje o que se quer é mais transparência e planejamento. Se vem um árbitro para apitar handball, por exemplo, ele tem que tirar nota para receber como handball, então a necessidade de fazer o edital é dar mais transparência. Como são várias modalidades, é preciso o edital e não quer dizer que vai gastar este valor, mas é uma previsão orçamentária e é a maneira mais certa. Se vai ter um juiz para modalidades variadas, que se pague aos árbitros de acordo com a modalidade. Por isto a necessidade da licitação com valor maior, mesmo sabendo que não será gasto todo este valor”, explicou.

O vereador Remisson Hott deu uma sugestão: “Parabenizo os vereadores por este requerimento. Quero dar uma sugestão. Penso que é importante os secretários convidarem todos os idealizadores de eventos esportivos e culturais e fazer com eles os calendários. Saber quem são estas pessoas, se já tem um histórico de evento próximo, há 2 ou 3 anos, porque tem que priorizar aqueles que fazem”.

O vereador Vagner Andrade defendeu que há pequenas melhorias que podem ser feitas: “O esporte tem sido muito falado e penso que é melhor fazer obras pequenas, mais simples, mas que atenda. Já foi muito cobrado aqui, por exemplo, sobre o Estádio João Miguel de Oliveira, que fica no Bairro Santo Antônio, porque não tem vestiário. Não é fazer um mega vestiário, mas um simples, pequeno, a gente precisa trocar de roupa ali, tem que ir lá para o meio do mato e as famílias estão lá. É fazer o básico, pelo menos o que pode atender. As pessoas vão nos jogos”.