Requerimento pede que defesa civil apresente à Câmara planejamento para o período de chuvas

por Assessoria de Comunicação publicado 05/07/2023 11h30, última modificação 05/07/2023 11h28
Câmara já tem lei aprovada sobre apresentação do planejamento de defesa civil.

Vereadora Juliana Ananias: prevenção para o período de chuvas.

Aprovado na Câmara o Requerimento nº 51 de autoria da vereadora Juliana Ananias que pede à Defesa Civil municipal o planejamento de ações para o período de julho de 2023 a março 2024. A vereadora defendeu que moradores e comerciantes precisam saber como proceder em caso de enchentes e ameaça de desabamentos de encostas.

“Estamos no período de seca mas já nos preocupa porque as notícias vêm alertando sobre o clima que vai ser atípico e nossa zona da mata recebeu alerta sobre as chuvas que começam em novembro e terminam em março. E se intensificar o volume de chuvas, precisamos saber da defesa civil quais serão as providências tomadas”, disse a vereadora.

Ela contou que tem recebido pedidos de moradores do centro da cidade sobre a limpeza do rio, preocupados com as margens que têm inclusive bancos de areia segurando lixo.

“Temos que nos preocupar com o rio e com as encostas, porque já sabemos sobre o risco delas. E para isto é importante seguir um plano de ação, por exemplo, como vai ser a comunicação com os moradores, o sistema de monitoramento, de situações de emergência, se vai ser informatizado. Esperamos que nada aconteça, mas se moradores e comerciantes do centro tiverem que sair de suas casas para onde eles vão e quais locais devem procurar? Temos que ter tudo planejado, não esperar as chuvas para depois tomar decisões. Elas devem ser tomadas e devem ser públicas”, defendeu a vereadora.

E também citou os bueiros que precisam ser desentupidos, tudo planejado com antecedência.

“Outro ponto importante é colocar placas de aviso onde o barranco tem tendência maior a desabar, como na Avenida Lauro Célio, perto do Fórum, Bairro Mangueira, locais onde frequentemente desce a encosta e colocar aviso perto do rio sobre ameaças de cheias”, concluiu.

Câmara já tem lei aprovada sobre apresentação do planejamento de defesa civil

Mário Jr para 22 jun 2023

O vereador Mário Junior lembrou que a Câmara aprovou a lei de sua autoria que fala sobre a obrigatoriedade da Prefeitura apresentar até setembro à Câmara este planejamento, mostrando em audiência pública as ações intersetoriais e de enfrentamento às consequências das chuvas.

“Ano passado tivemos um avanço com as câmeras de segurança, valas no bairro Santo Antônio que foram refeitas, muitas ações já foram implementadas e temos que trabalhar com prevenção”, falou o vereador.