Requerimento pede informações sobre situação da ETA
O vereador Dário Veiga é autor do Requerimento nº 102 que pede informações sobre o reservatório de água da Limeira – denominado “Estação de Tratamento de Água José Luis Cantamissa”, a ETA. O vereador disse que esteve no local, tirou fotos e mostrou na Câmara aos demais vereadores.
“Já conversei pessoalmente com o prefeito e o diretor do SAAE e não estou dizendo que é culpa da atual gestão, mas de anos de desgaste. Vi rachaduras na caixa, sua estrutura está visivelmente com problemas de vazamento, infiltrações, há entulhos pelo local, tubulações enferrujadas apresentando vazamentos e estou preocupado com a conservação desta estação de extrema importância”, disse o vereador.
No requerimento foi perguntado quais providências estão sendo tomadas para conservação e preservação do reservatório, se existe alguma fonte alternativa para armazenamento de água para o município caso a ETA em questão fique inoperante.
Também foi perguntado se o SAAE ou a Prefeitura tem algum plano emergencial caso tenha algum tipo de vazamento de grandes proporções que venha a prejudicar as residências que forem atingidas pelo volume de água.
O requerimento, aprovado, pede o envio à Câmara laudo técnico pericial, feito por órgão competente ou profissional competente, atestando sobre a capacidade de funcionamento da ETA; sua estrutura física; degradação ambiental e poluição hídrica.