Representantes da Agência reguladora ARIS e do SAAE se reuniram com vereadores na Câmara e anunciaram reajuste da tarifa para julho

por Assessoria de Comunicação publicado 26/05/2022 10h20, última modificação 26/05/2022 10h17
Reajuste não passa por votação na Câmara.
Representantes da Agência reguladora ARIS e do SAAE se reuniram com vereadores na Câmara e anunciaram reajuste da tarifa para julho

Reunião do SAAE com os vereadores. Agência reguladora falou sobre a situação financeira da autarquia, que precisa de mais investimentos.

Na tarde de sexta-feira (20), às 14 horas, representantes da Agência Reguladora Intermunicipal dos Serviços de Saneamento da Zona da Mata de Minas Gerais e Adjacências – ARIS-ZM, o diretor do Sistema Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) Raymundo Gonçalves e integrantes da equipe, entre eles o assessor jurídico Isac Pacheco, se reuniram com os vereadores na Câmara para tratar da situação financeira do SAAE e disseram que vai ser necessário o reajuste da tarifa, com previsão de começar a ser cobrado na conta de julho. O reajuste não passa por votação na Câmara.  

Reunião SAAE 2

Reunião SAAE 1Da Câmara estavam o presidente Mario Junior, o vice-presidente Dedé Motoboy, a secretária Juliana Ananias, os vereadores Xandinho, Sargento Edgar, Sandro Ribeiro, Lequinho da Van e Darci Braga. 

Falou aos vereadores Rodrigo Medeiros, Analista de Regulação Tarifária da Agência e, segundo foi explicado aos vereadores, o SAAE está com as tarifas defasadas e precisa de mais recursos não só para manter a estrutura do Sistema, mas fazer investimentos que possibilitem obras e compra de equipamentos para melhorar a prestação dos serviços.

A nova legislação determina que os municípios tenham um órgão regulador, que tem o compromisso de fiscalizar e cobrar pelos serviços prestados. Desta forma o SAAE, autarquia municipal, faz parte do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Zona da Mata – CISAB para a prestação dos serviços de saneamento e a ARIS orienta sobre a parte fiscalizadora e de cobranças, a partir de estudos da situação do Sistema Municipal.

 Reunião SAAE 20 MAIO 22 1