Representante dos Bombeiros Voluntários falou na tribuna da Câmara

por Assessoria de Comunicação publicado 12/12/2018 23h30, última modificação 12/12/2018 23h32
Eles têm treinamento e ensinam a agir em situações de risco
Representante dos Bombeiros Voluntários falou na tribuna da Câmara

Emanuel Yakir bombeiro voluntário falou na tribuna e mostrou trabalho que o grupo faz.

Emanuel Yakir Oliveira foi um dos oradores na tribuna da Câmara durante a reunião (6/12) e apresentou balanço das atividades do Corpo de Bombeiros Voluntários. Ele contou como funciona atualmente o grupo: “Hoje temos 20 pessoas, fazemos cursos aos sábados de combate a incêndio, primeiros socorros, resgate na água, acidentes com produtos perigosos, animais peçonhentos, resgate em espaços confinados, estamos nos capacitando sempre. E temos o projeto Bombeiro Mirim no Município com 32 pré-adolescentes e adolescentes de 10 a 17 anos, acontecendo todas as manhãs de sábado na Escola EVEC.  Ensinamos sobre ética, civismo, prevenção e combate a incêndio, acidentes domésticos, saúde, animais”, disse.

Ele disse aos vereadores que ainda não foi feito o convênio com a Prefeitura para que eles tenham apoio para desenvolver o trabalho. Ele explicou que o custo é praticamente zero, porque todos que fazem parte têm profissões e fazem este trabalho voluntariamente. “Mesmo não tendo convênio aqui em Manhumirim, continuamos com as atividades e aguardamos a resposta porque o convênio não foi viabilizado. Hoje estamos indo para Martins Soares para atender emergências no Município e na rodovia. Estamos indo no feriado para lá e o prefeito Fernando está nos dando estrutura. No dia 5 de dezembro foi protocolado um ofício na defesa civil do município nos colocando à disposição para este período de chuvas quando podem acontecer inundações, desmoronamentos porque nosso objetivo é dar uma resposta maior aos acidentes. ”

Emanuel disse que menos de 10 por cento das cidades de Minas Gerais têm unidades de bombeiros militares e por isto foi desenvolvido o Corpo de Bombeiros Voluntários aqui, que começou há 127 anos em Joinville. Eles estão à espera da aprovação de uma PEC no Congresso Nacional, a PEC 387 de 2017 que visa a criação dos bombeiros municipais, autorizando os municípios a fazer convênios e parcerias com eles. Ele afirmou, ainda, que são mais de 40 municípios que já têm os bombeiros municipais voluntários e quem quiser visitar o Projeto Bombeiro Mirim será bem-vindo e que um dia ele gostaria de leva-los à Câmara.

O vereador Xandinho parabenizou o grupo pelo trabalho e lembrou que fez uma indicação a respeito de primeiros socorros nas escolas, inspirado pelo fato de um garoto chamado Lucas ter morrido com apenas 9 anos no Estado de São Paulo porque engasgou e ninguém sabia como socorrer. “Obrigado por você ter vindo a esta Casa. No final do ano passado foi aprovada uma indicação para realizar um projeto de primeiros socorros nas escolas, a secretária Mônica Mendonça teve sensibilidade de acolher a ideia e vocês tiveram o maior carinho e atenção com as escolas, com os profissionais da Educação ensinando como eles podem atuar e ajudar as crianças em caso de necessidade. ”

Emanuel contou que os bombeiros voluntários pretendem marcar um dia na Praça Padre Júlio Maria para ensinar sobre primeiros socorros em caso de engasgo, desmaio, AVCs, segunda causa de morte no mundo, e este conhecimento pode salvar a vida das pessoas.

Xandinho 6 dez 18 2

Vereador Xandinho: “Obrigado por você ter vindo a esta Casa. No final do ano passado foi aprovada uma indicação para realizar um projeto de primeiros socorros nas escolas, a secretária Mônica Mendonça teve sensibilidade de acolher a ideia e vocês tiveram o maior carinho e atenção com as escolas, com os profissionais da Educação ensinando como eles podem atuar e ajudar as crianças em caso de necessidade. ”

Lado Mário 6 dez 2

Lado Xandinho reu 6 dez 18