Presidente da Câmara recebe visita do prefeito

por Assessoria de Comunicação publicado 09/02/2019 16h10, última modificação 09/02/2019 16h24
Autonomia e harmonia entre os poderes e demandas mais urgentes foram temas
Presidente da Câmara recebe visita do prefeito

Presidente Anderson Dedé falou sobre as demandas do Legislativo.

Na manhã desta quinta-feira (07/02) o presidente da Câmara Anderson Dedé e o secretário da Mesa Diretora Jésus Aguiar receberam o prefeito Luciano Machado e o assessor jurídico Luiz Amorim. A visita foi agendada pelo prefeito que logo de início desejou uma boa gestão à nova Mesa Diretora e disse que a prefeitura vai procurar atender as demandas do Legislativo.

O presidente da Câmara aproveitou para fazer algumas solicitações que garantam a autonomia e harmonia entre os dois poderes: “É muito importante que as indicações e requerimentos dos vereadores sejam respondidos e que a prefeitura envie em dia as caixas de empenho para análise”, disse Anderson Dedé. O presidente e o secretário da Câmara também falaram sobre diversos outros temas, como o atraso no pagamento de alguns servidores, o carnaval, a regulamentação do serviço de táxi e UBER no Município, o projeto de casas da COHAB e recomeço das aulas em março.

Salários dos servidores e recomeço das aulas

O presidente Anderson Dedé perguntou sobre o pagamento em atraso de parte dos servidores. O prefeito disse que a Prefeitura tem enfrentado momentos difíceis diante da falta de recursos, mas afirmou que até fevereiro tudo estará pago, incluindo o 13º daqueles profissionais da Educação que ainda estão sem receber.

Quanto ao início das aulas em março, é uma medida não só de economia, mas ganho de tempo: “A falta de recursos atrapalhou deixar os veículos do transporte escolar com as manutenções feitas, compras de peças, e ai teremos mais um tempo para resolver. Fora isto, neste mês sem aulas estamos segurando os gastos com merendas e outros custos permanentes que acontecem durante o funcionamento das escolas”, disse o prefeito Luciano.

Carnaval

Perguntado sobre como vai ser o Carnaval, o prefeito disse que diante de uma crise como esta, a Prefeitura não tem condições de assumir a estrutura necessária para arcar com os custos da festa: “O problema maior não é o pagamento de músicos, mas tudo o mais envolvido, como gastos com policiamento, banheiros químicos, seguranças, equipe de limpeza pública, ambulâncias, porque se algo acontecer, como ficaremos?”, disse o prefeito. Ele afirmou ainda, aos vereadores, que as pessoas não estão proibidas de buscar alternativas para comemorar, mas desde que cada um assuma os custos. Em relação aos blocos foi explicado que quando os participantes estão dentro de um espaço comandado pelos organizadores, a responsabilidade é deles, mas no momento em que há o desfile pelas ruas, é em espaço público e a prefeitura teria que garantir a segurança das pessoas.

Taxistas e UBER

Outro tema foi sobre os taxistas do Município e a concorrência do aplicativo UBER. O assessor jurídico Luiz Amorim adiantou aos vereadores que vai ser enviado à Câmara um projeto de lei regulamentando os serviços no Município.

O projeto da COHAB

O prefeito mostrou ao presidente da Câmara e ao secretário Jésus Aguiar o projeto arquitetônico da construção de casas através da Companhia de Habitação (COHAB), programa de habitação governamental para famílias de baixa renda. “A prefeitura oferece o terreno, a infraestrutura do local e o morador constrói a casa com recurso disponibilizado através do programa”, explicou. A prestação não pode ultrapassar 20% da renda familiar do mutuário que terá até 20 anos para pagar, com taxa de juros de 5% ao ano. O terreno escolhido entre as opções fica perto da Creche Municipal Celcino Franco, que atende os requisitos necessários. O projeto será analisado pela Câmara assim que a Prefeitura enviar.

Visita prefeito 1 Visita prefeito 2

Visita prefeito 3