Presidente da Câmara Mário Junior falou sobre o ano legislativo em entrevista no Programa Show da Manhã

por Assessoria de Comunicação publicado 29/12/2021 18h31, última modificação 29/12/2021 18h31
Munícipes participaram com perguntas ao vivo.
Presidente da Câmara Mário Junior falou sobre o ano legislativo em entrevista no Programa Show da Manhã

Presidente da Câmara Mario Junior com Geraldo Junior na Rádio Manhumirim AM 780.

Na manhã desta quarta-feira (29) o presidente da Câmara Mário Junior foi entrevistado por Geraldo Junior, no Programa Show da Manhã, Rádio Manhumirim AM 780. Durante cerca de uma hora vários temas foram tratados, entre eles, como o Legislativo tem atuado no Município para seu desenvolvimento.

O presidente falou que a Câmara está terminando este ano com as votações dos projetos concluídas e elogiou a atuação dos demais vereadores que, segundo ele, não têm medido esforços para que o Legislativo auxilie no estudo dos projetos, na fiscalização e possibilite que novas leis beneficiem a população.

“Neste final de ano votamos não só o Plano Plurianual para os próximos quatro anos, a Lei de Diretrizes Orçamentárias e a Lei Orçamentária para 2022, mas também projetos que possibilitaram a Prefeitura a incorporar no orçamento deste ano recursos que chegaram através de emendas parlamentares e que precisam de autorização da Câmara para sua utilização e para isto contamos com o trabalho das comissões da Casa, dos estudos feitos pelos vereadores para as votações serem concluídas e os recursos chegarem até a população”, disse.

Diálogo com a Prefeitura para maior coesão dos trabalhos e as conquistas

Citando a retrospectiva do ano, o presidente falou sobre as reuniões que a Câmara promoveu com secretários municipais, com o prefeito e o vice para que o diálogo entre os dois poderes ajude a direcionar os trabalhos.

Ele relembrou a conquista do pagamento do piso nacional da Educação, luta de anos dos professores com apoio da Câmara e da atual Prefeitura, as indicações, requerimentos e projetos de lei propostos por vereadores e as votações daqueles que vêm do Executivo Municipal, a administração da própria Câmara, que mesmo prevendo obra no andar térreo vai devolver recurso ao Município por ter feito economia de gastos.

Código de Posturas e Plano Diretor precisam ser atualizados

Mário Junior destacou que este ano não foi possível à Prefeitura elaborar e enviar à Câmara leis importantes que precisam ser atualizadas, como o Código de Posturas e o Plano Diretor, o que é esperado para o próximo ano.

“Ainda temos muito o que fazer, como também mais regularização fundiária, que é entregar as escrituras para as famílias carentes e dar a posse definitiva dos imóveis em que vivem, porque é bom para o proprietário e para o Município que passa a arrecadar os impostos dos imóveis regularizados. É preciso arrecadar melhor, exigindo regularização dos imóveis de quem pode e não paga”, citou.  

Certidões municipais

No momento da entrevista houve muita participação popular com perguntas ao vivo e em uma delas o presidente foi questionado sobre as certidões municipais, que se não estiverem negativas atrapalham o Município a receber recursos.

O presidente respondeu explicando que Manhumirim ficou sem prestar contas no sistema do Tribunal de Contas do Estado nos últimos anos e a gestão atual conseguiu regularizar muitas delas, mas ainda faltam algumas, porque não é fácil atualizar dados de anos atrás, de outras gestões. “Conversando com servidores da Prefeitura, me disseram que ainda no início do próximo ano todas elas devem estar regularizadas”, afirmou.

Como uma das expectativas para o próximo ano, além das legislações necessárias, o presidente destacou que Manhumirim precisa pensar ‘mais verde’ para um futuro melhor, preservando as matas, protegendo as nascentes: “Temos que pensar na geração e cuidados com a água para o abastecimento futuro, planejar o crescimento do Município respeitando a natureza”.

Recuperação das encostas acima da Rua São José

Ele elogiou o trabalho de recuperação ambiental realizado na montanha acima da Rua São José que vem sofrendo grave erosão pondo em risco os moradores abaixo e que contou com a mobilização da Associação de Moradores dos Bairros Santa Rita e Divineia, destacou o presidente da Associação José Maria que tem trabalhado na recuperação, o apoio, projeto e recursos do CODEMA, dos poderes públicos e da família proprietária de terra naquela montanha que deu autorização intermediada pelo vereador Xandinho.

“Foi um exemplo de união que traz resultados. Nosso Município não pode ficar dividido, temos que ter união, diálogo, porque com a colaboração de todos podemos mais e temos muito ainda o que fazer”, concluiu.