Presidenta do Conselho Estadual da Mulher defendeu na Câmara a importância de um Conselho Municipal para Manhumirim
Na sessão da Câmara (23) falou na tribuna a Presidenta do Conselho Estadual da Mulher de Minas Gerais e também da União Brasileira de Mulheres de Minas Gerais, Bárbara Ravenna de Betim, próximo a Belo Horizonte. Ela veio a Manhumirim a convite de um grupo de mulheres do Município para auxiliar e apoiar a criação do Conselho Municipal da Mulher.

Bárbara explicou sobre a atuação do Conselho: “A função do Conselho é ajudar os poderes Executivo e Legislativo municipais a colocarem a pauta das mulheres em evidência”. Ela também disse que o Brasil é o quinto país que mais mata as mulheres no mundo e Minas Gerais é o segundo Estado a ter mais crime de feminicídio.
“Criar o conselho não é despesa e sim investimento. Temos que fazer mudanças nas políticas públicas e melhorar a vida das mulheres de Manhumirim a partir de agora”, defendeu ela.
O presidente da Câmara Xandinho disse que a Câmara apoia e agradeceu a presidenta do Conselho Estadual pela presença: “Barbara é graduanda em Ciência Política e hoje está em nossa cidade passando seus conhecimentos para fortalecer o movimento das mulheres. Tenho certeza que o conselho será formado.”
A secretária da Mesa Diretora Priscila Knup tem participado do movimento das mulheres no Município.
“É uma honra estar aqui recebendo a Bárbara, que veio para nos apoiar. Agradeço a secretária de Assistência social Larissa, a Maíra, a Letícia e a Lislyê que vieram. Estamos caminhando juntas para que este conselho aconteça, trabalhando incansavelmente e aqui na Câmara é uma bandeira que eu levanto, como única vereadora”.
A vereadora defendeu a importância de tratar do assunto porque a violência contra a mulher vem crescendo.
“Nós somos o maior número de votantes e podemos escolher quem vamos colocar no poder, mas há mulher que não acredita em si mesma e na outra. Somos capazes, temos que acreditar nas mulheres porque o Brasil precisa de mais mulheres nos poderes”, disse a vereadora.
O vice-presidente da Câmara Helinho Mendonça destacou a força dos conselhos: “Em nome dos vereadores agradeço a presença da presidenta do Conselho Estadual e das demais mulheres e quero dizer da importância dos conselhos. Esta Casa, por meio da Lei Orçamentária Anual para 2026, destinou 4 milhões e 200 mil reais ao serviço social para dar continuidade aos trabalhos e equipamentos.”
Ele falou sobre os demais conselhos: “E não só o conselho da mulher é importante, mas todos os outros. A Constituição Federal de 1988 dá ênfase aos poderes e penso que a sociedade organizada é o maior poder, e nós somos chamados, convidados a participar. Eles são democráticos e só participa do conselho quem sabe da importância e da diferença que eles fazem na vida das pessoas.”
As ações anteriores
No dia 3 de dezembro as advogadas Letícia Schots de Oliveira e Lysliê Aguiar da Matta Trigo foram à Câmara conversar com o presidente da Câmara Xandinho e com a secretária da Mesa Diretora Priscila Knup para pedir apoio do Poder Legislativo no sentido de criar o Conselho Municipal da Mulher e na ocasião disseram que a presidenta do Conselho Estadual seria convidada para vir ao Município.
Antes disto, no dia 23 de julho deste ano aconteceu a 1ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para Mulheres no salão do Colégio Evec de Manhumirim.
Com base no levantamento feito pela Polícia Civil o grupo de mulheres fez um gráfico que comprova o aumento de vários tipos de violência contra a mulher em Manhumirim e em toda a região, nos últimos três anos.
A presidente do Conselho Estadual Barbara Ravenna e o grupo de mulheres de Manhumirim que estão trabalhando pela criação do Conselho Municipal com todos os vereadores.
A advogada Letícia Schots de Oliveira, a coordenadora do CREAS Larissa Vilhena, a presidenta do Conselho Estadual Bárbara Ravenna, a advogada Lysliê Aguiar da Matta Trigo e a enfermeira Mayra Magalhães Guimarães .