Plano de redução de riscos ambientais vai possibilitar busca de recursos para investimentos em prevenção

por Assessoria de Comunicação publicado 30/10/2025 11h29, última modificação 30/10/2025 11h29
Defesa Civil do Município apresentou o Plano Municipal de Redução de Riscos concluído.
Plano de redução de riscos ambientais vai possibilitar busca de recursos para investimentos em prevenção

Apresentação do Plano: passo importante dado pelo Município.

Na manhã desta quarta-feira, 29 de outubro, a Defesa Civil Municipal, subordinada à Prefeitura de Manhumirim, apresentou o Plano Municipal de Redução de Riscos, um planejamento urbano para identificar, analisar e mapear áreas de risco de desastres, como deslizamentos e inundações. 

Aud Pública Plano riscos 2




A audiência pública aconteceu no plenário da Câmara Municipal com apresentação feita pelo geógrafo Leandro Antônio Roque, da Universidade Federal de Viçosa (UFV). “Manhumirim tem várias áreas de riscos, além de ter um solo sem estabilidade em alguns locais”, explicou Leandro. Ele também falou sobre as chuvas torrenciais, que caem em poucas horas, o que seria o volume de um mês, por exemplo.


Plano Municipal é pré-requisito para buscar verbas e ser realizado

Aud Pública Plano riscos 4

 

 

 

Desde 2023 o Plano estava sendo desenvolvido com apoio técnico da UFV, com recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional (Governo Federal) e nem é preciso dizer como ele é importante para um Município como Manhumirim, que no período de chuvas fortes tem enfrentado situações de emergência ao longo dos anos, como enchentes, alagamentos e deslizamentos. Mas acima de tudo, tendo este plano pronto, o Município vai poder pleitear verbas para possibilitar fazer as obras de intervenções desde as mais imediatas, até as estruturais, mais complexas.





O que o estudo que gerou o Plano mostrou

Aud Pública Plano riscos 3

 

 

A tarefa não é fácil e nem rápida, mas é possível. O investimento total previsto para que as ações sejam implementadas é de quase 61 milhões, por isto a necessidade de recursos por meio do Estado e do Governo Federal, o que só é possível conseguir tendo o Plano pronto. As intervenções que o estudo destacou como prioritárias e que precisam ser feitas ao longo dos próximos anos, somaram 74.

Aud Pública Plano riscos 5

 

Estavam na audiência pública o coordenador da Defesa Civil, Philipe Lopes, o secretário municipal de Obras, Flávio Nolasco, o engenheiro Wellington Camilo e membros da equipe de engenharia da Prefeitura. Também estavam o responsável pelo setor de tecnologia da Prefeitura, Fabrício Pereira - que representou a Secretaria de Meio Ambiente – Maurício Filho e Alexandre Maluf. Da Câmara estavam o presidente Xandinho, o vice-presidente Helinho Mendonça, os vereadores João Wilson Barbeiro e Remisson Hott. A audiência teve a cobertura do secretário municipal de Comunicação Social e Institucional Valdir Vieira. 


A importância das leis pelo bem da população 

O presidente da Câmara Xandinho reforçou a necessidade de fazer cumprir as leis sem distinção: “Temos que acabar com o jeitinho e o único jeito é com a lei”.

O presidente destacou a questão dos aterros feitos na saída de Manhumirim, em direção a Reduto: “Antes aquele local servia como uma grande área para que a água se acomodasse, mas isto mudou ao longo dos anos, sendo um dos fatores para que a cheia aconteça rapidamente”.

Os vereadores falaram sobre a necessidade de novas leis contendo o Plano Diretor Municipal, o Código de Obras e o de Posturas, que no momento estão desatualizados. A Câmara tem pedido estes projetos ao Executivo Municipal para estudar e votar.

A população tem um papel importante junto ao poder público, pois há as construções irregulares, o lixo que é jogado no rio e em outros locais impróprios e tudo impacta a capacidade de escoamento de água da cidade, quando as chuvas fortes chegam.

Reportagem Viviana Almeida - Comunicação Câmara de Manhumirim

Aud Pública Plano riscos 7











Aud Pública Plano riscos 6











Aud Pública Plano riscos 8