PL sobre regras para funcionamento de feiras itinerantes é aprovado em 1º turno

por Assessoria de Comunicação publicado 23/09/2018 18h40, última modificação 23/09/2018 18h45
Objetivo é proteger comércio local e evitar informalidade, diz texto
PL sobre regras para funcionamento de feiras itinerantes é aprovado em 1º turno

Reunião foi presidida pelo vice João da Casa Franco, tendo ao lado o vereador Benísio Enfermeiro e a secretária, vereadora Elaine Freire.

Aprovado em 1º turno de votação, por maioria, o Projeto de Lei nº24, de autoria do Prefeito Municipal que regulamenta a realização de feiras itinerantes e temporárias de vendas de produtos e mercadorias a varejo. No texto de encaminhamento do projeto, está que sua finalidade é proteger o comércio local, inibir a comercialização informal e regulamentar o comércio de feiras itinerantes de outros municípios realizadas dentro de Manhumirim. O projeto lista os documentos necessários para o funcionamento das feiras vindas de outras cidades e também as regras para seu funcionamento. Ainda será necessário que o projeto passe por mais dois turnos de votação.

As opiniões dos vereadores

Reu 20 set XANDINHOO vereador Xandinho disse que durante as festas de 7 a 14 de setembro o comércio local vendeu bem, com muito movimento de visitantes na cidade. “Temos que aprender com a experiência. Podemos proteger nosso comércio, mas também que os preços oferecidos aos consumidores caibam dentro do bolso das pessoas”, disse.

Reu 20 set BenísioO vereador Benísio se manifestou contra o projeto, dizendo que as feiras que vêm de fora trazem preços melhores e que não é a favor de privar a população de comprar barato. “Os próprios comerciantes daqui, quando os postos estão mais caros, abastecem os carros em outras cidades, quer dizer, eles também procuram preços melhores”, afirmou.

Reu 20 set JésusO vereador Jésus Aguiar disse que o projeto tem objetivo de proteger os comerciantes locais: “Concordo em parte, porque há preços altos em Manhumirim, mas o projeto não inviabiliza ao consumidor comprar fora, por exemplo, as pessoas podem comprar o que quiserem pela internet. É para proteger os empregos de nossa cidade”, disse.

Reu 20 set MárioO vereador Mário Junior disse que falta união nos comerciantes de Manhumirim: “Só acontece a união quando “aperta o calo”, há comerciantes que nem participam da ACIAMA, e eles precisam ser mais competitivos”.

Reu 20 set BobO vereador Roberto Bob disse que há preços exorbitantes no comércio de Manhumirim. “Quem defende o consumidor? Ele vai ter que ir a cidades vizinhas? Vamos na ACIAMA dizer que o preço está alto, ou vamos dar transporte para as pessoas irem comprar fora? Voto favorável ao projeto, mas devemos defender também o consumidor”, concluiu.

Reu 20 set lado Jésus Reu 20 set lado Ana