Pedido de investimento para melhorar a captação de água e a rede de abastecimento municipal
O presidente da Câmara Xandinho indicou ao Executivo Municipal e ao SAAE de Manhumirim investir e melhorar a captação de água do Município e a rede de abastecimento. O vereador destacou que a população foi aumentando ao longo dos anos, além das mudanças climáticas com chuvas irregulares e longos períodos de seca.
“Nosso município é privilegiado pela quantidade de nascentes que possui, mas precisamos preservar e melhorar o uso de nossos valiosos recursos hídricos,” disse na primeira sessão da Câmara de ano, na noite do dia 5 de fevereiro.
O presidente disse que tomou a iniciativa de falar sobre o assunto e fazer a indicação, porque muitas pessoas vêm cobrando a melhoria no abastecimento de água da cidade.
“Esta semana saiu um edital do BDMG 2026/01 e nosso município está apto a participar e buscar investimento para a Prefeitura e o Sistema de Abastecimento de Água e Esgoto (SAAE), porque todas as certidões estão em dia. Foram pagos quase 16 milhões em 5 anos de dividas de prefeitos anteriores. Podemos buscar empréstimo para investir na cidade, no SAAE, melhorar a captação, ter energia limpa e temos espaço para fazer. Que o Executivo e o SAAE pensem nisto, adquirir máquinas e caminhões, fazer pista de caminhada, deixar um marco, um legado de obras”, argumentou.
Ele recordou o problema de abastecimento de água que aconteceu em bairros como Penha, Morada Nova, Rua Moacir de Castro, Bairro Cidade Jardim, com água turva que o sistema não conseguiu limpar e também citou que um filtro quebrou.
“Não conseguimos tratar a água a tempo e muita água é desperdiçada quando chove”, disse.