No Dia Nacional de Combate ao Fumo vamos refletir sobre as consequências de fumar

por Assessoria de Comunicação publicado 29/08/2025 11h32, última modificação 29/08/2025 11h32
O cigarro possui mais de 4.700 substâncias tóxicas e 70 são cancerígenas.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que fumar é uma das principais causas de mortes que poderiam ser evitadas no mundo, sendo que todos os anos quase 5 milhões de pessoas têm alguma das quase 50 doenças causadas pelo cigarro. No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) estimou cerca de 200 mil mortes por ano relacionadas ao uso de todas as formas de tabaco.  A fumaça do cigarro contém mais de 4.700 substâncias tóxicas, inclusive 70 cancerígenas, entre elas a nicotina, o monóxido de carbono e o alcatrão. E quem fica perto quando alguém está fumando, também se prejudica, inalando a fumaça. É preciso cuidado com as crianças.

Você sabe o que a fumaça faz em seu corpo?

A fumaça passa pela boca e garganta, chegando aos pulmões e a nicotina é distribuída pelo sistema circulatório, passando pelo restante do corpo e chegando rapidamente ao cérebro. Isto causa tanto alteração de humor quanto relaxamento, porque é um estimulante leve. Depois a nicotina aumenta o batimento cardíaco e na pressão arterial e algumas pessoas podem sentir efeitos colaterais. Como o corpo acaba acostumando ao longo do tempo, os efeitos colaterais podem diminuir, mas os danos à saúde aumentam.

Ideias para parar de fumar

Se você quiser parar de fumar, quando der vontade, desvie o pensamento para coisas boas, guarde o dinheiro que gastaria comprando cigarro, veja quanto soma e use o dinheiro para algo bom para si mesmo, respire fundo pelo nariz, solte o ar devagar pela boca, pode escovar os dentes, beber água gelada, comer uma fruta. Também pode ajudar se distrair com algo nas mãos ou conversando com alguém.

E ao decidir parar, escolha um dia para ser o primeiro sem o cigarro e não se sinta fracassado se tiver recaída, apenas comece de novo, buscando compreender o que fez você voltar a fumar.