Moção congratulou o Capitão do Corpo de Bombeiros Militar Flávio Augusto
Na sessão da Câmara (18), na noite de quinta-feira, foi homenageado o Capitão do Corpo de Bombeiros Militar Flávio Augusto Pires da Mota que foi acompanhado de familiares receber a Moção nº 25 de autoria do vereador Matheus Fully que o congratula pelos trabalhos desenvolvidos com a comunidade.
O Capitão nasceu em Manhuaçu e tem 37 anos. É filho de Carlos Augusto e Márcia Pires Mota, atual vice-prefeita de Martins Soares, com ele na foto. É Casado com Larissa com quem tem dois filhos: Laís e Heitor. Começou a carreira aos 18 anos na Polícia Militar como soldado concluindo o Curso Técnico de Segurança Pública no ano de 2007 no 11º Batalhão de Polícia Militar. Permaneceu na Polícia Militar por 5 anos, trabalhando na maior parte do tempo no município de Manhuaçu.
Em 2011 foi aprovado no Curso de Formação de Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, Em junho de 2015 foi promovido a Segundo Tenente, sendo designado para comandar o então Pelotão de Bombeiros Militar da cidade de Manhuaçu. Em Dezembro de 2017 foi promovido a Primeiro Tenente, permanecendo no Comando da recém elevada Companhia de Bombeiros Militar de Manhuaçu.
Em Dezembro de 2023 foi promovido a Capitão, continuando na função de Comandante. É graduado em Ciências Militares com ênfase na Gestão e Prevenção de Catástrofes pela Academia de Bombeiros Militar de Minas Gerais e pós-graduado em Proteção e Defesa Civil pelo Instituto Federal de Minas Gerais.
Em 2021 recebeu a Medalha de Mérito profissional por se destacar no desempenho de suas funções. Foi condecorado com a Medalha de Mérito Militar, grau bronze, pelos relevantes serviços prestados ao Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais e também a Medalha da Ordem do Imperador Dom Pedro II, mais alta comenda oferecida pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à Corporação. Flávio Augusto também foi agraciado com a Medalha do Mérito Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

“Eu realmente me sinto honrado em receber esta homenagem. Apesar da sede do Corpo de Bombeiros ser em Manhuaçu temos uma responsabilidade territorial muito grande. Nossa Companhia atende 60 municípios e Manhumirim é um deles e de grande relevância”, disse o Capitão e destacou o trabalho que os bombeiros vêm fazendo:“ Procuramos exercer um trabalho fundamental especialmente na área de prevenção. De 2021 para cá desenvolvemos um trabalho comandado pelo cabo Wesley, o Projeto Bombeiro nas Escolas e já passaram por nós mais de 500 crianças de Manhumirim da rede pública municipal. E neste projeto ensinamos proteção, autocuidado, procedimentos de primeiros socorros, pequenas coisas que fazem diferença na vida das pessoas. Sabemos que a criança é curiosa e leva o conhecimento para suas casas, ensina os pais. Queremos fomentar a cultura de prevenção e autoproteção na comunidade. Desde que assumimos em 2015 demos treinamentos diversos como formação de brigadas, primeiros socorros, para cerca de 900 pessoas. Isto mostra a relevância deste serviço e a atenção com a população de Manhumirim. Estamos novamente em período critico, chuvoso onde a população ribeirinha sofre bastante e precisamos estar juntos para não termos ocorrências graves”.
O vereador Matheus Fully falou sobre a importância da parceria do Município com o Corpo de Bombeiros: “Gostaria em nome da Câmara lhe parabenizar pelo trabalho, e lhe desejar muitas felicidades. Esta Câmara está fazendo interlocução junto ao Executivo para fazer parceria com o Corpo de Bombeiros que é importante e já salvou muitas vidas.”
O presidente Xandinho reforçou que já foi conversado com o Executivo e a pedido da Câmara foi incluída dotação orçamentária para possibilitar este convênio: “Assim que concluir a votação vamos marcar uma reunião para trabalhar esta melhoria.”