Manhumirim teve 1ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para Mulheres

por Assessoria de Comunicação publicado 24/07/2025 16h30, última modificação 24/07/2025 17h54
Evento contou com cerca de 70 pessoas e reuniu propostas de ações para as mulheres de todas as idades.
Manhumirim teve 1ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para Mulheres

1ª Conferência Municipal de Políticas para Mulheres em Manhumirim.

Na noite de terça-feira (23) aconteceu a 1ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, no salão do Colégio EVEC em Manhumirim. O evento foi realizado pela Prefeitura de Manhumirim, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e a comissão organizadora formada por Luciene Dutra, Mayra Guimarães, Priscila Knup, Elisabeth Lemos, Lysliê da Matta, Letícia Schots, Norma Vidal e Aída Aguiar Rocha. Representantes do Executivo e Legislativo municipais, Polícia Militar, Polícia Civil, OAB, organizações da sociedade civil, Aciama, Aciama Mulher, entidades ligadas ao movimento feminino e público em geral.

O tema da Conferência “"Mais democracia, mais igualdade, mais conquistas para todas!” externa a preocupação com a inserção mais justa e equilibrada das mulheres na sociedade, desde a infância.

A programação

Após o credenciamento de cerca de 70 pessoas, a abertura contou com a execução do Hino Nacional Brasileiro, interpretado, também, em Libras, a linguagem de sinais, por Rita Sanglard. Autoridades municipais falaram às mulheres sobre a importância da iniciativa.

O vice-prefeito Sebastião Tristão destacou que a Prefeitura tem em seu quadro grande número de mulheres pela competência, dedicação, garra e completou dizendo que “a mulher é sensível, dedicada”. Estava na mesa de honra a Secretária Municipal de Saúde Marta Heringer.

O presidente da Câmara de Manhumirim Xandinho, acompanhado pelo vice-presidente Helinho Mendonça e do vereador Remisson Hott falou em nome do Poder Legislativo, parabenizou as mulheres e disse que “quando tantas pessoas se mobilizam, certamente o trabalho terá sequência e vai acontecer no ano que vem. Hoje vocês estão lançando uma semente e a mulher não é só mãe, é muito importante para nossa sociedade”.

A vereadora e secretária da Mesa Diretora da Câmara de Manhumirim Priscila Knup disse palavras de ânimo para que as mulheres confiem mais nelas mesmas e ocupem posições na sociedade: “Sou a única mulher na Câmara de Manhumirim e tem câmaras que não tem nenhuma mulher. Não podemos ter medo, somos capazes”.

A Conferência, apresentada por Mayra Guimarães, contou com o discurso de Aída Aguiar Rocha, uma das organizadoras, que enfatizou o papel da mulher na sociedade: “Deixamos nossas marcas por onde passamos e as mulheres reunidas podem ajudar a mudar a realidade social”.  O Grupo Empreender e Transformar do Bairro Divinéia falou sobre a experiência como empreendedoras de mulheres em diversas áreas, como textil, artesanato, alimentação, cerimonialista e contaram como o grupo reuniu mulheres com potencial desde 2022. Ao final foram formados grupos de trabalho para formulação de propostas que depois foram votadas. O objetivo é levar o resultado à Conferência Regional e depois à Nacional.

Os temas da Conferência

O painel mostrou os temas de trabalho: Economia do Cuidado, Mudanças Climáticas: Impactos e soluções com Enfoque nas Mulheres, Igualdade no Mundo do Trabalho e Autonomia Econômica das Mulheres, Educação Inclusiva, Igualitária e Democrática, Saúde Integral das Mulheres e Garantia dos Direitos, Enfrentamento a Todas as Formas de Violência Contra as Mulheres, Desenvolvimento Sustentável com Democracia, Justiça, Autonomia, Igualdade e Liberdade e Democratização da Comunicação e Acesso à Cultura.

1º Conferência Mulheres 6

1º Conferência Mulheres 1

1º Conferência Mulheres 2

1º Conferência Mulheres 3

1º Conferência Mulheres 4

1º Conferência Mulheres 5

1º Conferência Mulheres 7

1º Conferência Mulheres 8