Indicação defende instalação de redes ecológicas nos rios de Manhumirim
O vereador João Wilson Barbeiro falou na Câmara sobre a possibilidade de serem colocadas ecobarreiras nos rios, uma estrutura flutuante instalada em rios para reter o lixo que é levado pela correnteza, funcionando como um escudo ecológico.
Ele fez uma indicação solicitando ao Executivo Municipal esta providência e argumentou que o custo é baixo, ajuda a conscientizar a população, pode inclusive fazer campanhas educativas paralelas, além de ser muito eficaz. Na indicação está explicado que é preciso mapear os pontos críticos onde há maior acúmulo de lixo, fazer parcerias com órgãos ambientais e voluntários, obter as licenças para que a ação não tenha impacto negativo e cuidar da instalação e manutenção da estrutura, planejando cronograma para coleta regular do lixo retido.
“A gente tem falado também sobre a limpeza dos rios, dragagem e a rede de prevenção evita estes acúmulos, porque nossa população tem o mau hábito de jogar lixo no rio. Vemos cidades vizinhas, como por exemplo Carangola, que já fizeram e tem sido eficaz. Este lixo prejudica o rio, a natureza, a qualidade de vida dos animais que dependem da água e fazendo este trabalho ecológico junto com a Secretaria de Meio Ambiente, até com possíveis voluntários, esta situação pode melhorar e o que depender da gente para ajudar, estamos à disposição”, disse o vereador.