Indicação alerta para necessidade de combate a escorpiões

por vivi — última modificação 29/03/2017 08h55
Indicação alerta para necessidade de combate a escorpiões

Vereadora Ana Paula alertou para o número de escorpiões na cidade.

A vereadora Ana Paula Destro apresentou indicação na reunião da Câmara de 9 de março e alertou que a Secretaria de Municipal de Saúde e o setor de Zoonoses precisa intensificar em todo o Município ações para o combate aos escorpiões. Ela citou o Bairro Vila Rica na Rua Nova Aliança e o Bairro Santo Antônio nas Ruas Eloi Ubirajara e João Hubner França, perto do cemitério. A indicação traz uma lista de procedimentos que podem servir de orientação para a população:

o    Manter limpos quintais e jardins, não acumulando folhas secas, lixo e entulho;

o    Colocar lixo em sacos plásticos fechados, para evitar baratas e outros insetos;

o    Conservar camas e berços afastados, no mínimo, 10 centímetros da parede;

o    Evitar que roupas de cama toquem o chão;

o    Não pendurar roupas na parede;

o    Verificar cuidadosamente calçados, roupas, toalhas e roupas de cama, antes de usá-lo;

o    Limpar periodicamente ralos de banheiro, cozinha e caixas de gordura;

o    Rebocar frestas nas paredes, móveis e rodapés, para que não apresentem vão;

o    Usar telas nas aberturas dos ralos, pias e tanques;

o    Proteger os predadores naturais dos escorpiões, como calangos, lagartixas, lacraias, corujas, sapos, macacos e galinhas;

o    Manter as áreas limpas ao redor das resistências, não acumular lenha e outros materiais que possam servir de abrigo para os escorpiões;

o    Remanejar periodicamente material de construção que esteja armazenado, usando luvas de raspas de couro para proteger as mãos.

A vereadora contou um dos casos: “Muitas pessoas estão reclamando. Na Rua São José tem um senhor que está deixando muito lixo, madeira em uma casa e peço a prefeitura para tomar providências. A dona não autorizou ninguém a colocar objetos lá. Há outros locais onde os escorpiões estão aparecendo. Tem gente que encontrou dentro do sapato, na roupa, é perigoso. E questão de saúde pública.”  A indicação foi aprovada.