Enfermeira Mônica Patrício e sua mãe “Dona Didica” receberam homenagens na Câmara

por Assessoria de Comunicação publicado 12/08/2023 16h17, última modificação 12/08/2023 16h17
O presidente Dedé Motoboy entregou as moções de sua autoria, aprovadas na Câmara em 2020.

Manoeldina (D. Didica), a filha Mônica e familiares com o presidente da Câmara Dedé Motoboy.

A sessão da Câmara da última quinta-feira (10) teve um momento especial com a entrega de duas moções de congratulação, de autoria do presidente Dedé Motoboy, ambas aprovadas em 2020.

Moções Didica e Mônica 1

A Moção nº 8 foi entregue a Mônica Patrício Pinto, enfermeira na Itália com destaque no período da pandemia de Covid-19 e outra, a Moção nº 11 à sua mãe Manoeldina Patrício Pinto, conhecida carinhosamente por Dona Didica, educadora, que foram à Câmara acompanhadas de familiares. Durante a pandemia não foi possível fazer a entrega na Câmara e esta foi uma rara oportunidade em que Mônica está no Brasil, vindo visitar a família em Manhumirim.

O presidente Dedé Motoboy falou sobre a importância da atuação da enfermeira: “Mônica luta tanto pela saúde lá na Itália e mesmo de lá, naquele momento delicado da pandemia ela sempre manteve contato, deu orientações, estamos muito honrados de recebê-las aqui, ela, sua mãe e familiares”.

O presidente também deu destaque ao trabalho de “Dona Didica” : “É uma pessoa importante não só na comunidade do Bairro Roque, mas também nas entidades e contribui muito com Manhumirim. Meus familiares, colegas vereadores e servidores da casa, todos temos muito carinho por esta família”.

Agradecimentos na Tribuna da Câmara

Moções Didica e Mônica 3

Em seu agradecimento Manoeldina disse que é difícil as pessoas compreenderem a alegria que ela sentiu ao ter este reconhecimento pela Câmara.

“Sou filha de Manhumirim, nascida e criada aqui. Fui supervisora na Escola Estadual, fui diretora substituindo o professor Esser que era o diretor. Sempre busco ajudar o próximo, o que me fez o que sou hoje. Trabalhei na APAE, no Patronato, atualmente sou vice-secretária na Fazenda Terapêutica AMAR. Fico feliz de ter cumprido todo este trabalho durante tantos anos, servindo. Talvez para muitas pessoas este momento não significa muito, mas para mim é uma honra muito grande, porque vim de origem humilde e cheguei até aqui. Minha família é maravilhosa, estão aqui comigo, faltando apenas meu genro. É muito gratificante, agradeço a Deus pela profissão da minha filha, que esteve à frente da saúde onde ela viu centenas de pessoas morrendo de covid e não ficou à parte, ajudou o tempo todo, não teve medo de enfrentar a situação”. Ela finalizou citando cada uma das filhas e suas profissões e desejou bençãos e sucesso a todos os vereadores.

Mônica também falou na tribuna e disse que mesmo ficando tantos anos em outro país, gosta muito de Manhumirim.

Moções Didica e Mônica 5

“Esta homenagem foi uma surpresa maravilhosa, me dá forças para continuar. Sou filha de Manhumirim e mesmo estando longe, meu coração é daqui e um dia vou voltar para cá, se Deus quiser. Agradeço a todos pela homenagem”, disse Mônica.

Mônica Patrícia Pinto

A homenageada é enfermeira na Itália, no Hospital Universitário de Parma, que naquele ano crítico da pandemia de Coronavírus transformou o departamento onde ela trabalha em área especializada em Covid-19. A enfermeira atuou com excelência, sendo tema de reportagem da imprensa, entrevistada pelo Jornal Nacional da Rede Globo. A Moção a parabeniza por este trabalho importante lutando por vidas e diz que Mônica é orgulho para Manhumirim.

Manoeldina Patrícia Pinto

Manoeldina Patrício Pinto (Dona Didica) possui uma carreira bem sucedida de educadora, trabalhou nas escolas municipais, é evangelizadora da Igreja Católica, trabalhou na APAE, Patronato e está trabalhando na AMAR, instituição que ajuda na recuperação de dependentes químicos. Ela também é uma pessoa muito querida, exemplo de esposa, mãe e avó.

O vereador Sargento Edgar aproveitou o momento para cumprimentar um colega de farda na Itália, Francesco Marino, Sargento Maior da Investigação Científica na cidade de Parla, marido da Mônica.

“Parabenizo a Mônica e Dona Didica e deixo um abraço para o Francesco com quem tive o prazer de conversar e apesar de aqui no Brasil ter muita violência, lá tem muitas situações em comum. E sei que o trabalho da Polícia absorve, muitas vezes a gente fica sem poder estar com a família muitos dias. Ganhei mais um irmão de farda, que tive o prazer de conhecer”, contou o vereador.

Moções Didica e Mônica 2

Moções Didica e Mônica 4

Moções Didica e Mônica 6

Vereador Sargento Edgar cumprimentou o colega de farda na Itália, Francesco Marino, Sargento Maior da Investigação Científica na cidade de Parla.