Energisa apresenta trabalho a representantes da Câmara e Prefeitura

por vivi — última modificação 29/03/2017 08h55
Energisa apresenta trabalho a representantes da Câmara e Prefeitura

Mateus Cardoso apresentou o relatório.

Nesta quarta-feira, 8 de março, às 15 horas, representantes da Energisa, distribuidora de energia que atende Manhumirim foram à Câmara apresentar relatório sobre a atuação da empresa. Estavam na reunião o presidente da Câmara Sérgio Borel, o vice-presidente João da Casa Franco, a secretária da Mesa Diretora Elaine Freire, os vereadores Anderson Dedé, Frederico Franco e o vice-prefeito de Manhumirim, Carlos Alberto Gonçalves. A apresentação foi feita por Mateus de Sousa Cardoso, Coordenador de Qualidade da Energisa Minas Gerais que foi acompanhado de Álvaro Pereira Milani, Analista Técnico Comercial e Hélio Eudes Ramos, Supervisor Técnico da empresa. Representando a Prefeitura de Manhumirim estavam Wellington Camilo Destro Filho, Engenheiro Civil e Marcos Mendes de Castro, Engenheiro Elétrico.

Dados apresentados

Em Manhumirim a empresa possui 9 mil 414 clientes faturados e 1.758 pontos de luz espalhados pela cidade. A população do Município está em 22 mil 683. Mateus contou que de 2014 até 2016 o volume de chuvas aumentou muito e também os raios, um dos responsáveis por ocorrências de falta de energia. Foi mostrado um gráfico sobre o aumento impressionante da incidência destes raios. Ele também citou a queda de árvores, especialmente os eucaliptos que não raro caem sobre a fiação elétrica no meio rural e explicou: “Apesar disto a empresa tem conseguido sanar os problemas em pouco tempo e temos nos preparado cada vez mais para atender com rapidez, inclusive a empresa possui subestação móvel para ser utilizada, caso o problema não possa ser solucionado de imediato no local”. Sempre que os galhos de uma árvore ameaçam atingir fios de alta tensão é obrigação da empresa fazer a poda e depois a Prefeitura recolhe os galhos. Caso contrário, as podas ficam a cargo da Prefeitura.

População tem dúvidas sobre competências

Um questionamento constante da população feito aos vereadores é sobre as competências, ou seja, a quem cabe prestar alguns tipos de serviços, se a Prefeitura ou a empresa. Um deles é a respeito de postes em locais indevidos, que atrapalham os moradores. Há os que ficam no meio de calçadas, outros em frente a portões de casas dificultando a passagem e aqueles que já existiam e ficaram muito próximos de construções feitas depois. A transferência destes postes de lugar, segundo o coordenador Mateus, é de responsabilidade da Energisa, mas é preciso levar o problema para a empresa que fará um estudo do caso para atender. Atualmente cabe aos municípios instalar braços de luz e trocar lâmpadas através de serviço próprio ou de empresa contratada. Quanto as extensões de rede, é preciso que a Prefeitura faça um projeto e encaminhe à Energisa solicitando os novos pontos de luz, já que isto vai demandar despesa para o Município. Outro assunto abordado na apresentação foi a prática dos chamados “gatos”, que roubam energia. Foi explicado que as pessoas devem denunciar quando virem esta situação, porque a conta é rateada entre os outros consumidores que pagam suas contas honestamente. Outra dúvida apontada foi sobre redes de energia no meio rural, quais os casos em que as despesas de instalação correm por conta do proprietário ou do Município. Como cada caso tem suas particularidades, inclusive previstas em lei, a orientação dos representantes da empresa é que eles sejam levados por escrito à empresa com as solicitações. Os vereadores disseram que vão auxiliar a população no encaminhamento dos casos. Na verdade, há indicações já aprovadas e outras elaboradas pelos vereadores com pedidos a respeito da prestação de serviço de iluminação pública.

Energisa 3

Presidente Sérgio Borel explicou que população

procura os vereadores pedindo ajuda para resolver

problemas como postes em lugares indevidos e falta

de extensão de redes. Vereadores Elaine Freire (secretária), João da Casa Franco (vice-presidente), Frederico Franco e Anderson Dedé: indicações têm sido feitas sobre serviços de iluminação pública. À frente, o vice-prefeito Carlos Alberto Gonçalves.

Energisa 4

À direita, vice-prefeito Carlos Alberto Gonçalves,

presidente da Câmara Sérgio Borel, vice-presidente

João da Casa Franco, secretária Elaine Freire,

vereadores Frederico Franco e Anderson Dedé: vereadores fizeram perguntas sobre dúvidas da população.

Energisa 1

Integrantes do Legislativo, Executivo e distribuidora de

energia: relatório e esclarecimentos sobre atribuições.

Energisa 2

À frente, Wellington Camilo Destro Filho (Engenheiro

Civil) e Marcos Mendes de Castro (Engenheiro Elétrico), representantes da Prefeitura. Atrás, Hélio Eudes Ramos,

supervisor da Energisa e Álvaro Pereira Milani, Supervisor

Técnico da empresa.

Betão com vereadores

Vice-prefeito Carlos Alberto Gonçalves (de verde)

no gabinete da presidência da Câmara.

Da direita para a esquerda, vice-presidente

João da Casa Franco, presidente Sérgio Borel,

secretária Elaine Freire, vereadores Anderson Dedé

e Frederico Franco. Conversas sobre o Município,

antes do começo da reunião com a Energisa.