Desorganização dos fios nos postes dos municípios tem sido debatida na Câmara Federal

por Assessoria de Comunicação publicado 25/06/2025 09h40, última modificação 25/06/2025 09h41
Falta de regras claras no país dificultam lidar com o problema de fios irregulares nos postes.
Desorganização dos fios nos postes dos municípios tem sido debatida na Câmara Federal

Foto de Pixabay

Fios soltos, pendendo para perto de pedestres, emaranhado de fios que sujam o visual da cidade, fios sem uso que as empresas deixam nos postes, enfim, são muitas as reclamações sobre esta desorganização nos postes deixados por empresas de energia elétrica, telefonia, internet, TV a cabo e isto acontece em muitos municípios brasileiros, assim como em Manhumirim.

O tema chamou atenção da Câmara Federal e neste mês (17), a pedido do deputado Saulo Pedroso (PSD-SP), a Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados realizou uma audiência pública para discutir essa desorganização crescente dos cabos nos postes.

O problema é maior que a estética urbana, mas interrupções nos serviços, riscos de curtos-circuitos, cabos que caem nas vias públicas, pontas pendentes, riscos para as pessoas. As empresas responsáveis têm dificuldades nesta fiscalização e manutenção.

As prefeituras só têm competência para legislar sobre a ocupação do solo, mas não têm autoridade direta para exigir a retirada dos fios irregulares. E não há uma regulamentação federal para que as empresas se orientem e é preciso desburocratizar. Por isto a ideia é ter regras claras sobre a fiscalização e responsabilização sobre estes fios.

Postes em lugar inadequado

Há outra questão discutida na Câmara Municipal de Manhumirim que é o posicionamento de postes em locais inadequados, como dentro de estradas rurais estreitando a passagem de veículos. Na última reunião da Câmara antes do feriado (12) o presidente Xandinho falou sobre esta situação na zona rural do Município. Na cidade há postes em calçadas impedindo a passagem de pedestres e cadeirantes, postes invadindo ruas. É realmente uma questão importante a ser debatida e gerar política pública que ajude a minimizar o impacto deste emaranhado de fios nos postes municipais, bem como o lugar de instalação deles.

Comunicação Câmara de Manhumirim  

Fonte: Agência Câmara de Notícias