Começou a primeira etapa para a coleta de dados do Censo Escolar 2025
Os dados serão coletados pelo novo Sistema Educacenso.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, no Diário Oficial da União (DOU), o cronograma do Censo Escolar da Educação Básica 2025. São duas etapas da coleta.
A primeira etapa de fornecimento de dados para o Censo Escolar 2025 começou nesta quarta-feira 28 de maio e os responsáveis pelas escolas e redes de ensino devem declarar os dados no novo Sistema Educacenso até 31 de julho.
Na primeira etapa, o Inep apura informações sobre os estabelecimentos de ensino, turmas, alunos, gestores e profissionais escolares em sala de aula.
Na segunda etapa da pesquisa, o Instituto reúne dados sobre o rendimento dos estudantes, quantos foram aprovados ou reprovados, transferidos, deixaram de frequentar a escola ou faleceram, ao término de 2025. Esta fase sobre a Situação do Aluno vai ser de 2 de fevereiro a 13 de março de 2026.
Todos estes dados serão utilizados como base para o repasse de recursos do Governo Federal e para a divulgação dos resultados das avaliações feitas pelo Inep, auxiliando na compreensão da situação educacional do país, norteando as políticas públicas.
Com informações site do INEP/Ministério da Educação