Câmara de Manhumirim faz homenagem à Senhora 'Mariquita'
Na sessão da Câmara na noite de quinta-feira (03/04) foi entregue à Senhora Maria Ireni Zorzam da Silva, conhecida carinhosamente como Dona Mariquita, a Moção nº 2 de autoria do vereador Remisson Hott que a congratula por seu exemplo de vida, detentora de uma trajetória exemplar e com serviços prestados à comunidade.

Ela foi à Câmara acompanhada da família.
A homenageada nasceu em Ubaporanga-MG, uma pequena cidade do Vale do Rio Doce. Em meados do ano de 1993, chegou em Manhumirim com uma família numerosa. Aos 21 anos casou-se com Joaquim da Silva Melo, com quem teve 14 filhos. Dona Mariquita possui 29 netos e 8 bisnetos. Sempre se dedicou a trabalhos voluntários ajudando os menos favorecidos. É participante de movimentos religiosos e de trabalhos com crianças. Foi dedicada à educação durante 32 anos.
Segundo conta a família, quando chegaram aqui em Manhumirim foram muito bem acolhidos e Senhora Mariquita, abraçada pela Igreja, passou a ser membra de pastorais como catequese, pastoral da criança, grupo de reflexão e voluntária no Patronato. Ela sempre tirou do pouco que tinha em casa para ajudar alguém ainda mais necessitado. Durante a enchente de 1997 acolheu em sua casa pessoas desabrigadas, fornecendo roupa, comida e liderando equipes para disponibilizar recursos para aquelas pessoas. Ganhou muitos afilhados por aqui, filhos do coração, admiradores e incentivadores. Prestou serviços como voluntária ao Abrigo São Vicente que ganhou o seu coração ao longo de sua caminhada na comunidade Santo Antônio.

“Graças a Deus existe amor no coração aqui em Manhumirim encaminhada por vocês da Câmara. Cheguei aqui com muita dificuldade, mas fui bem recebida. Agradeço ao Remisson pela amizade. Tenho muita coisa ainda que tenho vontade de fazer. Continuem cuidando de nossas crianças, da juventude, porque eles estão sem ter onde apoiar em sua caminhada”, disse Senhora Mariquita, agradecendo na tribuna.

O filho Vinicius também agradeceu na tribuna: “Em nome de minha mãe e de minha família, agradeço esta Casa, em especial ao vereador Remisson que nos proporcionou este momento de homenagem. Nossa mãe é sempre essa força de superação, esteio de nossa família. Assim como ela, muitas outras “Marias Irenis” estão ocultas na sociedade e merecem receber sempre homenagens por seu devido valor”.

“É com muita honra que eu fiz esta Moção com ajuda dos colegas vereadores que a aprovaram. Sua história, senhora Maria Ireni é longa e com crianças é grandiosa, uma linda história. Obrigado por me dar esta oportunidade de lhe entregar esta simples homenagem. Me emociono com sua história, uma mulher guerreira”, disse o autor da moção vereador Remisson Hott.