Câmara congratula Centro de Treinamento Sabinos Team

por Assessoria de Comunicação publicado 19/04/2024 16h39, última modificação 19/04/2024 16h39
Equipe realizou trabalhos sociais e atende pessoas portadoras do Transtorno do Espectro Autista.
Câmara congratula Centro de Treinamento Sabinos Team

Centro de Treinamento Sabinos Team na Câmara recebendo homenagem.

Na sessão da Câmara na noite de quinta-feira (18), os vereadores receberam integrantes do Centro de Treinamento Sabinos Team para a entrega da Moção nº 06 de autoria do vereador Mário Junior que congratula a escola pelo trabalho que vem realizando em Manhumirim.

O Centro foi fundado no Município no início de 2018 por Alan Sabino da Silva, que veio do Rio de Janeiro com a esposa Jéssica Duarte Gomes Sabino. O casal tem duas filhas, Melina e Jasmin. A família sempre se dedicou ao esporte, é praticante do Jiu Jitsu e do Judô, e percebeu o quanto a prática esportiva de forma mais ampla pode transformar vidas. Prova disto é o histórico de trabalho com deficientes físicos e atualmente com pessoas portadoras do Transtorno do Espectro Autista.

Esporte também como trabalho social

Na moção foi destacado o importante trabalho social que a escola vem realizando desde quando moravam no Rio de Janeiro, onde desenvolveram projeto social com crianças carentes no morro do Vidigal e nas Três Pontes, comunidades carentes daquela cidade. Eles trabalharam judocas deficientes visuais, deficientes auditivos e visuais no Morro do Vidigal, para suas participações no Judô Paraolímpico.

As especializações sobre Transtorno do Espectro Autista

O vereador Mário Junior parabenizou o Centro Sabinos Team pela especialização no treinamento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Com a vinda da família para Manhumirim, a abertura do Centro de Treinamento e a procura crescente por uma escola esportiva que atendesse crianças e jovens com necessidades específicas, a equipe buscou se qualificar mais fazendo cursos de Jiu-Jitsu como terapia para entender melhor o TEA e como ajudar os alunos a se superarem.

Outros cursos foram feitos, como de StepUp, especializado no atendimento de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo, Terapia ABA (Sigla em Inglês de método que aplica psicologia comportamental) na cidade de São Paulo e instituto ABA LUNA RIO, estudo com o médico pediatra Dr. Thiago Castro, além de outras especializações.

Moção Sabinos Team 3Durante sua fala na tribuna da Câmara, Alan agradeceu a Câmara e toda a equipe, incluindo professores, alunos e suas famílias: “Agradeço a Deus, pois sem ele não estaríamos aqui e agradeço toda a equipe abraçou a causa, pela confiança depositada em nó. Obrigada pela oportunidade, por esta homenagem tão linda, muitas bençãos para todos vocês”.

A esposa Jéssica, que também falou na Tribuna, atribuiu todas as conquistas a Deus e convidou os presentes para uma oração de pé no Plenário Oswaldo Frossard.

“Muito obrigada, Pai, por este dia, oportunidade de glorificar seu Santo Nome e através do esporte, do Jiu Jitsu, poder transformar vidas”, disse ela.

O vereador Mário Júnior reforçou a importância do trabalho que eles desenvolvem: “Essa moção não é minha, não é somente da Câmara, mas de todas as famílias que têm um filho que precisa dessa atenção e parabenizo vocês por terem se especializado. Manhumirim é abençoada porque possui entidades com atendimentos diferenciados, como a AMAR, APAE, Abrigo São Vicente, Patronato Agrícola Santa Maria e outras”.

O vereador lembrou da lei de sua autoria de 2021, que buscou garantir aos pais servidores mais condições de dedicar seu tempo aos filhos Autistas. A lei defende ações para garantia, proteção e ampliação dos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus familiares. O vereador defendeu mais leis que atendam os direitos e necessidades de quem é portador do TEA.

Moção Sabinos Team 5

Jéssica e Alan Sabino e a filha Melina com o vereador Mário Junior, recebendo a Moção.

Moção Sabinos Team 2

Moção Sabinos Team 4

Jéssica convidou os presentes para um momento de oração em agradecimento.