Atletas Laila e Franciela receberam moção de congratulação na Câmara
A reunião da Câmara de quinta-feira (03) teve um momento especial com a entrega da Moção nº 8 de autoria do vereador Dr. Rodrigo Soares que congratula as atletas Laila Stephanie de Andrade Silva Estanislau e Franciela Rosa Emerick pelos resultados alcançados na modalidade vôlei de areia. As atletas foram acompanhadas de suas famílias.
A modalidade que elas abraçaram é, no mínimo, curiosa, já que não temos praia no Município e nem local compatível para treinar e como é novidade no Município, não há areia própria e nem bola adequada. Franciela e Laila são parceiras no vôlei de areia e foram campeãs do torneio regional de Manhuacu, e no torneio regional de Ibatiba, Espírito Santo.

Franciela agradeceu na tribuna, destacou o apoio do marido Hibraim, também dedicado ao esporte, e explicou como são as condições para os treinos delas, passando para o vôlei de areia: “Sempre joguei em quadra, o ano passado é que a gente passou para a areia. Agradeço a Prefeitura que sempre que pode colabora, mas pedimos que vocês consigam uma quadra de areia, porque eu e Laila nunca treinamos na areia. A gente embarcou nesta sem treinar, porque a areia lá não tem como treinar, é muito grossa, a gente não tem bola de quadra de areia, não tem rede, então a gente vai para campeonato sem treinar”.

“Queria agradecer ao vereador Dr. Rodrigo Soares pela indicação, agradecer minha família, meu marido e meu filho que sempre me acompanham, agradecer minha parceira, esta dupla deu muito certo. Temos muita honra de representar nosso Município e agradecemos ao Hibraim que sempre nos acompanha, dá dicas, nos orienta com sua experiência. A gente passa a vida inteira praticando um esporte por amor, porque enfrentamos dificuldades e agora é uma honra representar Manhumirim também nesta modalidade”, disse Laila.
O vereador Dr. Rodrigo Soares contou que achou interessante a história das duas atletas com o vôlei de areia, já que Minas não tem mar. “Isto mostra o esforço de vocês; a gente sabe que a vida de atleta não é fácil. O esporte reúne a família, porque a gente ouve falar sobre o apoio dos familiares. Parabéns, que venham muitas vitórias mais”.
O histórico no esporte
Franciela nasceu em Manhumirim, é comerciante e começou a praticar vôlei aos 12 anos de idade participando de vários campeonatos. Atualmente, jogando master na categoria 40+ foi vice-campeã do brasileiro master Guarapari em 2023 e campeã 2024.
Laila Stephanie de Andrade Silva Estanislau é servidora pública estadual, nasceu em Manhumirim e iniciou sua história no voleibol aos 13 anos, participando de vários campeonatos regionais representando Manhumirim.

Hibraim é marido de Franciela e também é dedicado ao esporte. É formado em Educação Física e atualmente joga voleibol master, competindo em várias cidades, além de ser treinador. Ele falou na tribuna que em Manhumirim o esporte precisa de mais apoio, faltando infraestrutura e materiais. “O esporte é tão importante, tenho sido procurado por muitos pais com filhos com problemas de saúde, com depressão e me pedem para treinar seus filhos, apostando no esporte como alternativa contra estes problemas”, contou.
