Alunos da Escola Dra. Conceição simularam um júri na Câmara como exercício literário

por Assessoria de Comunicação publicado 04/09/2025 12h11, última modificação 04/09/2025 12h11
O julgamento envolveu os personagens do romance Dom Casmurro, de Machado de Assis.
Alunos da Escola Dra. Conceição simularam um júri na Câmara como exercício literário

Juri simulado no Plenário Oswaldo Frossard.

Na manhã desta quinta-feira, 4 de setembro, às 9 horas, os alunos de turmas do 9º ano do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Doutora Maria da Conceição de Oliveira Ribeiro, tiveram uma atividade literária no espaço da Câmara de Manhumirim, através de um júri simulado.

A professora Vanderleia Marques atuou como juíza coordenando os trabalhos e os alunos interpretaram advogados de acusação, defesa e testemunhas. A diretora Lourdes Bernadete Ferreira Rodrigues acompanhou toda a atividade.

O tema foi o livro Dom Casmurro, romance escrito por Machado de Assis (1839-1908).  Os alunos apresentaram argumentos sobre a culpa ou não de traição. É que o livro fala do grande amor do personagem principal Bentinho por Capitu desde a adolescência. Ele foi impedido de se casar com ela por uma promessa de sua mãe de que ele seria padre, mas após resolver esta questão eles se casam. Só que Bentinho suspeita que Capitu o tenha traído com seu melhor amigo Escobar, especialmente porque ele acha o filho Ezequiel muito parecido com ele. Foi uma maneira muito criativa e educativa utilizada pela escola para o estudo da literatura com os alunos.

Júri simulado 4 set 25 1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Júri simulado 4 set 25 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Júri simulado 4 set 25 3

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Júri simulado 4 set 25 4