Alerta: IPTU e outros tributos atrasados estão indo a protesto e podem ficar mais caros para quitar

por Assessoria de Comunicação publicado 17/08/2023 10h45, última modificação 17/08/2023 11h24
"Antes que vá ao protesto, procure a instituição, peça para parcelar e vá pagando para evitar ir a protesto, alertou o vereador Xandinho.

Vereador Xandinho: procurado por munícipe sobre protesto que recebeu em casa por atraso no IPTU.

O vereador Xandinho alertou na Câmara que quem está com o pagamento atrasado de IPTU ou outros tributos deve procurar a instituição e negociar para pagar, antes que vá para protesto no cartório, porque independente da vontade do governador ou prefeito, de acordo com nova legislação federal os tributos não pagos levam o devedor ao protesto.

“Um cidadão me ligou preocupado porque chegou em sua casa um protesto. A população pode preparar porque é uma lei federal, então se você está com débito no Estado, no Município, procura a instituição para parcelar e pagar. E não é por vontade do governador ou do prefeito, é o sistema inclusive se não cobrar o gestor cai na improbidade administrativa por abrir mão de receita e a lei não permite”, explicou o vereador.

E alertou que o valor do protesto não é baixo e estão protestando mesmo que o valor devido seja pequeno, e às vezes o valor do protesto é maior do que o que a pessoa deve de imposto, porque o protesto é tabelado do mínimo ao máximo.