Advogadas pediram apoio da Câmara para criar em Manhumirim o Conselho Municipal de Políticas Públicas para Mulheres

por Assessoria de Comunicação publicado 04/12/2025 11h35, última modificação 04/12/2025 11h45
Letícia Schots e Lysliê Aguiar da Matta foram recebidas pelo presidente da Câmara Alexandre de Jesus Nascimento, Xandinho, a secretária da Mesa Diretora Priscila Knup e chamaram atenção para o número crescente de violência doméstica contra a mulher.
Advogadas pediram apoio da Câmara para criar em Manhumirim o Conselho Municipal de Políticas Públicas para Mulheres

Presidente da Câmara Xandinho, secretária Priscila Knup com as advogadas Letícia e Lysliê: pedido de criação do Conselho Municipal da Mulher em Manhumirim.

Na manhã de quarta-feira (03/12) as advogadas Letícia Schots de Oliveira e Lysliê Aguiar da Matta Trigo conversaram com o presidente da Câmara Xandinho, com a secretária da Mesa Diretora Priscila Knup e pediram apoio do Poder Legislativo para a criação do Conselho Municipal da Mulher.

Pres Conselho Estadual Mulher Barbara Ravena

 

 Elas também estiveram na Prefeitura com a solicitação. Para que o conselho seja criado é preciso que um projeto de lei seja proposto pelo prefeito e aprovado pela Câmara. As mulheres pediram o agendamento de uma reunião na Câmara que possa tratar do assunto ainda em dezembro e será convidada a participar aqui em Manhumirim a Presidenta do Conselho Estadual da Mulher de Minas Gerais Barbara Ravenna Martiniano de Assis.

 


O que tem motivado este movimento feminino

Letícia e Lysliê alertaram para o número crescente da violência doméstica contra a mulher em Manhumirim e nos municípios da Comarca. Elas levaram à Câmara um gráfico feito a partir do levantamento da Polícia Civil de Manhumirim mostrando os números desta violência nos últimos três anos. Entre os crimes praticados, os três em maior número são ameaça, lesão corporal e agressão. Mas há, ainda, os números sobre feminicídio, descumprimento de medida protetiva, apropriação indébita de bens móveis, dano, injúria, furto, perseguição, calúnia, difamação e até invasão de dispositivo de informática.

A importância da criação do conselho

Pedido de criação do Conselho da MulherA criação do conselho é necessária para que a causa no Município receba apoio técnico, bens, equipamentos e orientações para o trabalho. Entre outras funções, o conselho possibilita mais diálogo entre a sociedade civil e o poder público na busca de soluções compartilhadas para os direitos das mulheres. 

As duas advogadas foram escolhidas como representantes da sociedade civil a integrarem a comissão organizadora, junto com outras mulheres, da 1ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, que aconteceu dia 23 de julho no salão do Colégio Evec de Manhumirim. Letícia foi eleita delegada e representou o Município na 5ª Conferência Estadual de Minas Gerais em agosto de 2025, em Belo Horizonte, evento que elegeu delegadas para a etapa nacional.

A partir desta primeira conferência em Manhumirim foram formados grupos de trabalho que elaboraram propostas a serem encaminhadas às esferas estadual e federal, mas para que o trabalho possa montar a estrutura necessária, há o pré-requisito indispensável que é a formação do conselho.