A educadora Rita de Cássia recebeu moção de congratulação na Câmara
A Câmara teve um momento de homenagens na noite de quinta-feira (04). Recebeu a Moção nº 20 de autoria do vereador Matheus Fully, Rita de Cássia Silva Sanglard. Em sua caminhada profissional ela somou conquistas. É psicopedagoga e neuropsicopedagoga clínica e institucional. É especialista em educação especial, inclusive em Transtorno do Espectro Autista. É Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Maringá- UEM, professora da rede municipal por 25 anos, foi vice-diretora da Escola Municipal Narciso Rabelo em 2016. Possui Licenciatura e Bacharelado em Libras. Ritinha, como é carinhosamente conhecida, também é pós-graduada em tradução, interpretação e docência em Libras pela Uníntese do Paraná. Como escritora possui 5 obras publicadas sobre o tema da inclusão. Seu livro Gaya, onde ela conta a história de uma indígena surda, teve lançamento na Bienal do livro em 2023 no Rio de Janeiro. Dedicou-se a pesquisar a cultura indígena e a cultura surda, com publicação de vários artigos sobre esses temas. É palestrante e tem alertado as autoridades sobre a necessidade de dedicar um olhar especial àqueles que possuem algum tipo de deficiência, especialmente os surdos.

A educadora falou na tribuna reforçando o tema de seus trablhos: “Ver os surdos saindo da invisibilidade e ocupando seus espaços com autonomia e dignidade, senpre foi e continua sendo uma de minhas maiores motivações. Promover palestras em escolas de toda a região, dialogar com professores, estudantes e familias e fortalecer uma rede que acredita verdadeiramente que inclusão não é discurso, é prática diária é compromisso”.
O vereador Matheus Fully falou sobre seu trabalho ao longo dos anos: “Mãe, mulher, professora, intérprete, pessoa de representatividade muito gtrande, você está aqui hoje por tudo que representa para toda a comunidade, para os surdos, as pessoas com qualquer tipo de deficiência e suas conversas comigo sempre foram baseadas em melhorar a vida das pessoas”.
A homenageada Ritinha com familiares no Plenário Oswaldo Frossard.
