13º EnGitec: a tecnologia que abraça o humano no poder público

por Assessoria de Comunicação publicado 26/06/2023 17h15, última modificação 26/06/2023 18h26
Evento em Brasília reuniu profissionais do poder legislativo do país para trocar experiências sobre inovações para o serviço público.
13º EnGitec: a tecnologia que abraça o humano no poder público

Palestra Magna na abertura do EnGitec.

Entre os dias 19 e 23 de junho aconteceu na Escola Superior do Tribunal de Contas, em Brasília, a 13ª edição do EnGitec, evento oferecido pelo Grupo Interlegis de Tecnologia que teve como tema este ano “Rumo ao Parlamento do Futuro”.  A Câmara de Manhumirim -MG participou com o presidente da Câmara Anderson Vidal Soares, o diretor geral Luciano Egeno e a jornalista, assessora de Comunicação Viviana Almeida. “Viemos para buscar conhecimentos e melhorias para nosso município”, disse o presidente Anderson.

A presidente do EnGitec Alzira Fernanda reforçou que ninguém faz nada sozinho: “Precisamos de todos vocês, da colaboração, do voluntariado e não temos a pretensão de sermos perfeitos, mas de fazer o melhor para termos uma sociedade melhor”, disse ela, que brincava sobre o nome da equipe ser da “desorganização”, do improviso. Mas a verdade é que a doação de todos foi tanta, que tudo ficou sim, muito bom, com temas importantes e atuais e o próximo EnGitec já começou a ser idealizado.

Temas foram úteis e oportunos

Entre os temas tratados, a nova Lei de Licitações e Contratos, Gestão e Governança do Poder Legislativo, a regularização do trabalho remoto, a câmara sem papel, a Lei Geral de Proteção de dados, o Parlamento do Futuro, Mídia Training: como falar em público com clareza e autenticidade, o Portal Modelo, entendendo as possibilidades de Gestão integrada, com BriskPPM, o impacto da reforma política nas eleições de 2024 - Vereador e Prefeito.

Também foram temas o futuro do Legislativo com enfoque no olhar humano, Comunicação digital na esfera pública, como imaginar o Legislativo do Futuro, diante das novas tecnologias - um ensaio de como temos disponíveis, e não usamos, as principais ferramentas tecnológicas à disposição dos Legislativos municipais, a experiência na implantação de ferramentas para aproximação do cidadão com o Legislativo e os novos desafios, a Inteligência Artificial.

13 º EnGitec 2023 11Um destaque para a Escola do Legislativo que participou com palestra do presidente da Associação das Escolas do Legislativo Florian Madruga, servidor de carreira do Senado aposentado, mas que continua trabalhando voluntariamente. Ele encantou a plateia defendendo que a educação legislativa chegue a todos, desde a juventude.

Evento sobre tecnologia com calor humano?

No primeiro momento a gente imagina que um evento de tecnologia vai ser muito frio, prioritariamente técnico. Mas em meio a descontração, a presença do ursinho de pelúcia no palco como símbolo do EnGitec, a visita do “Homem Aranha”, o que mais foi sentido durante os dois primeiros dias de oficinas de treinamento e os outros três dias de palestras sobre diversos temas, é que a solidariedade, a parceria e principalmente o trabalho voluntário foram as estrelas deste encontro não entre servidores e políticos, mas entre seres humanos que se relacionam com respeito e empatia.

Solidariedade e preocupação com os mais carentes

Durante os dias do evento foi feita uma campanha para arrecadar dinheiro para a Casa de Apoio ao Paciente com Câncer – Ana que acolhe pacientes sem ter onde ficar e fornece alimentação. A ajuda pôde ser dada através de pequenos valores voluntários, e nos leilões de prendas, com valores maiores, onde a prioridade era a satisfação de ajudar.

13 º EnGitec 2023 12

A Liga do Bem do Senado Federal mostrou, através de sua coordenadores Patrícia Alves, como a caridade, o carinho com o próximo pode fazer diferença na vida de pessoas carentes, moradores de rua, doando agasalhos, cobertores, colchonetes, cuidando da beleza, ensinando as mulheres a se cuidarem e proporcionando a elas cursos de corte e costura e automaquiagem.

A tecnologia vai substituir as pessoas?

Que o poder público não pode prescindir de conhecer e utilizar as novas ferramentas tecnológicas para otimizar os serviços que presta à população, a maioria já entendeu. Mas o evento reforçou uma informação importante que faz um contraponto àqueles que afirmam que a tecnologia veio para diminuir a importância do ser humano e até tomar seu lugar no trabalho.

O EnGitec deixou claro que todos os novos recursos, as inovações de técnicas para a boa governança e as novidades tecnológicas são ferramentas de trabalho, onde os meios de execução podem mudar, mas a valorização das pessoas e suas necessidades, o acolhimento vai sempre continuar forte, mesmo porque cada vez mais é necessário o trabalho em equipe.

Agregar os dados públicos sobre as câmaras, informatizar o Processo Legislativo, possibilitar ao cidadão acompanhar a prestação de contas, a tramitação de um projeto de lei e outros dados que o interessem, é possível com estas novas ferramentas que já começam a fazer parte do dia a dia nas câmaras municipais, mas é preciso que os servidores dos legislativos do país saiam da zona de conforto e se qualifiquem.

Esta é a importância de eventos como este que lançam a semente do que está acontecendo no cenário geral, não só aqui no Brasil como em outros países. E o foco é, acima de tudo, o ser humano.

13 º EnGitec 2023 1

13 º EnGitec 2023 2

13 º EnGitec 2023 3

13 º EnGitec 2023 5

13 º EnGitec 2023 6

13 º EnGitec 2023 7

13 º EnGitec 2023 8

13 º EnGitec 2023 9

13 º EnGitec 2023 10

13 º EnGitec 2023 13

Encontro de parlamentares: Presidente da Câmara de Manhumirim - Minas Gerais, Anderson Vidal Soares (Dedé Motoboy) e a presidente da Câmara de Ouro Preto do Oeste - Rondônia, Rosária Helena.