Emater apresenta relatório de atividades na Câmara

por Assessoria de Comunicação publicado 24/04/2018 16h10, última modificação 24/04/2018 16h22
Vereadores perguntaram sobre comércio de granja, ovos e leite
Emater apresenta relatório de atividades na Câmara

Rodrigo, da EMATER apresentou o relatório de atividades de 2017.

Na reunião da Câmara (19/04) o técnico da EMATER Rodrigo Cabral foi acompanhado da Extensionista de Bem-Estar Social Josele Almeida Souza para apresentar aos vereadores o relatório anual de atividades da Empresa de 2017. Logo no início da apresentação ele contou que tinha acontecido o Dia de Campo na comunidade do Bonfim e teve uma grande participação. Há mais de 43 anos atuando em Manhumirim, a Empresa tem orientado os agricultores, especialmente produtores de café, principal produto. Rodrigo disse que o maior desafio é conseguir atender a população do meio rural, que representa 20% da população do Município.

A EMATER possui um trabalho importante para o Município, que tem sua economia em grande parte vinda da agricultura, principalmente familiar. Rodrigo disse que a Empresa está em 92 % dos municípios de Minas Gerais e foram mais de 417 mil produtores rurais atendidos no Estado em 2017. A Empresa também atua na cidade interagindo através associações, conselhos, grupos comunitários. Rodrigo disse que eles têm plano de resgatar o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável em Manhumirim. Ele contou que foi realizado o 1º Concurso Municipal de Qualidade do Café de Manhumirim e este ano já tem produtores procurando a Empresa com os cafés de qualidade para participarem do próximo. Também teve a exposição dos cafés especiais com palestras e encontro entre os produtores, com a participação do comércio local. O Dia de Campo eles fazem todo ano nas Comunidades do Bonfim e do Ouro. Levaram uma Comissão de Café formada por mulheres para participar do Simpósio de Café em Manhuaçu. A EMATER atua no projeto do PNAE, o Programa Nacional de Alimentação Escolar onde os produtores fornecem alimentos para as escolas e são feitas ações pela nutrição escolar: “Neste projeto, além da mobilização temos uma tarefa importante que é a assistência técnica, para garantir a qualidade destes produtos”, disse Rodrigo. Ele mostrou aos vereadores outros projetos desenvolvidos peça Empresa, os resultados obtidos e os recursos captados para investimento na agricultura. “A cada 1 real investido, voltam 148 reais para o Município e isto é um dado importante que todos os anos atualizamos para os senhores”, concluiu.

Incentivo às granjas e a produção de ovos e leite diante das exigências legais

O vereador Xandinho perguntou se há algum trabalho em andamento para incentivar os produtores rurais que têm granja e vendem ovos, segundo ele, atividade muito procurada na região. Josele explicou que o problema não é a produção, porque a EMATER já trabalha com isto: “A legislação estadual é muito rigorosa e o investimento para o pequeno agricultor é complicado. Uma alternativa seria o SIM, o Selo de Inspeção Municipal e agora felizmente foi contratado um veterinário, o SIM vai retornar e vamos poder dar andamento nestes projetos”, explicou.

O vereador Roberto Bob perguntou sobre o leite, qual é a exigência diante da Vigilância Sanitária. Josele disse que para emitir nota fiscal é preciso emitir um selo, no caso os produtos de origem vegetal da Vigilância Sanitária, os de origem animal o selo é do IMA, ou, se for comercializar só dentro do Município, aí é o SIM. O produtor, para vender fora do Município, precisa seguir os padrões rigorosos da agroindústria, mas através do IMA, um registro do Instituto. “É preciso investir e ter equipamentos. De qualquer forma depende de investimento porque tem que ter estrutura física, mas não é difícil, é só procurar a EMATER e orientamos o que fazer, a quem procurar. O produtor tem que entender a necessidade de se adequar às normas, tem que emitir nota fiscal e querer fazer isto”, disse ela.

O presidente Sérgio Borel disse que é importante a presença deles todos os anos na Câmara: “É muito bom que vocês venham mostrar o trabalho que está sendo feito pela EMATER, com transparência. O relatório completo já nos foi entregue e hoje vocês completaram com as explicações”. Rodrigo respondeu que a Empresa está aberta a desenvolver projetos em parceria com o Poder Público.

EMATER 1

EMATER 2